04 jan, 2019 - 08:01 • Rui Barros
Jair Bolsonaro. O nome do Presidente Brasileiro, empossado esta semana, é associado à campanha nas redes sociais, mas também na Wikipédia o seu nome faz mover multidões. Em 2018, mais de seis milhões de internautas recorreram à sua página em língua portuguesa para saber mais sobre o candidato do Partido Social Liberal.
"As eleições no Brasil foram um fenómeno intenso, não só para os brasileiros como para quem tem interesse no Brasil, o que justifica assim o lugar cimeiro ocupado”, explica André Barbosa, membro da Associação Wikimédia Portugal, que, em declarações à Renascença, explica o interesse no candidato pelo facto de, no início do ano, este ainda ser uma cara pouco conhecida. "Em Janeiro de 2018, quase ninguém em Portugal conhecia Jair Bolsonaro, hoje é o presidente do Brasil”, aponta o voluntário.
Os dados provisórios, divulgados esta semana pela Wikimédia Portugal, mostram que, no universo da maior encicolpédia livre do mundo, os lusófonos estiveram focados em dois temas: política e futebol. Um facto que contrasta com a Wikipédia em Inglês, onde a cultura pop sobressai na lista dos artigos mais visualizados.
Em segundo lugar no top das páginas mais visitadas, está a página da Wikipédia sobre o Mundial de Futebol (3.416.524 visitas) seguida da página sobre a edição do mesmo evento na Rússia (2.942.083 visitas), a página sobre o Brasil (2.799.491 visitas) e a sobre o futebolista internacional português, Cristiano Ronaldo (2.597.123 visitas), que viu o seu pico máximo de visitas no dia em que Portugal foi eliminado da competição, contra o Uruguai.
“O campeonato mundial veio inflacionar o interesse em jogadores de futebol e nos artigos relacionados com o campeonato do mundo”, explica o membro da Associação Wikimédia.
No top-10 das páginas em língua portuguesa mais visitadas na enciclopédia livre mais conhecida do mundo, só duas escapam à política e futebol: a já mencionada página sobre o Brasil, em 4.º lugar, e, em 6.º, um sucesso da Netflix, a série espanhola “La Casa de Papel”, que se coloca entre a página de Cristiano Ronaldo e a página sobre a ideologia de extrema-direita, o Fascismo.
Top 10 dos artigos da Wikipédia lusófona mais visitados:
Em 2018, as páginas da Wikipédia lusófona somaram um total de 4,12 mil milhões de visualizações.
Ronaldo, Corpo de Deus e Tordesilhas em Portugal
Os dados da famosa encicolpédia que é mantida por milhares de voluntários não distinguem as visitas por país, mas sim por língua. Isto levará a que o país com mais utilizadores - no caso dos países lusófonos, o Brasil - acabe por ditar os lugares cimeiros.
Apesar disto, é possível recolher os dados de visualizações para as páginas categorizadas como sendo associadas a Portugal.
“Para a seleção dos artigos sobre Portugal e Brasil, a solução adoptada foi criar uma listagem de todas as subcategorias de Categoria:Portugal, até um nível de profundidade 6 e comparar com as presentes nos artigos da lista dos mais visualizados”, explica André Barbosa, que entende que esta seleção podem ser uma primeira análise geral aos interesses associados a Portugal.
E, neste campeonato, os temas já diferem. Cristiano Ronaldo continua a encabeçar a lista dos mais lidos, à frente da própria página sobre Portugal, que contabilizou mais de um milhão de cliques em 2018.
Em terceiro lugar, surge a página sobre D.Pedro I do Brasil, seguido da página sobre a Língua Portuguesa, o Tratado de Tordesilhas e, em sexto lugar, a página sobre o feriado de Corpo de Deus, que, no dia 31 de Maio de 2018, o próprio dia do feriado, recebeu 40% de todas as visitas do ano.
Lisboa (327.087 visitas), Colonização do Brasil (311.311 visitas) e Descoberta do Brasil (186.377 visitas) compõem os sétimo, oitavo e nono lugares dos temas sobre Portugal que mais interessaram os leitores, num top-10 que termina com um dos três grandes portugueses: a página sobre o Sporting Clube de Portugal.
O clube leonino registou 172.393 e torna-se a página da Wikipédia de um clube português mais lida do ano. O ataque à Academia de Alcochete e a consequente confusão que se gerou na gestão do clube terão levado os adeptos a querer perceber mais sobre o funcionamento da instituição leonina. Só no dia 20 de Agosto, dia em que a Comissão de Gestão apresentou uma queixa crime contra Bruno de Carvalho por fraude e usurpação de funções, os internautas visitaram quatro mil vezes a página sobre o clube.
Fãs de "Ladybug", os editores mais vorazes
Se já visitou esta enciclopédia livre para resolver uma discussão entre amigos, esclarecer uma dúvida ou perceber um pouco mais de um tópico, saberá certamente como é produzido todo o conhecimento que por lá pode aceder, de forma livre. Todos os dias, milhares de editores voluntários dedicam tempo a editar as páginas e adicionar nova informação.
Em altura de balanço, olhar para as páginas que mais vezes foram editadas ao longo do ano na Wikipédia em língua portuguesa percebemos que o tema que mais motivou edições foi a “Lista de episódios de Miraculous: As Aventuras de Ladybug”, uma série infantil francesa, exibida no Disney Channel e na RTP2, em Portugal.
Para André Barbosa, o facto de esta listagem de episódios de uma série infantil estar no topo das páginas em português mais editadas é resultado de “um esforço enorme em manter uma lista de episódios de um programa de TV o mais actualizado possível”. Algo que, para o membro da Associação Wikimédia Portugal, é um exemplo do espírito que move os voluntários do site.
“Há um ecossistema que se desenvolveu dentro da Wikipédia e projectos irmãos, onde cada um vai encontrando algo que tenha gosto em fazer e faz, nem que seja numa área teoricamente menos prioritária”, explica André Barbosa.