Bolsonaro, Mundial, Brasil, e, claro, CR7. As páginas mais visitadas da Wikipédia lusófona em 2018

04 jan, 2019 - 08:01 • Rui Barros

No universo das páginas da enciclopédia livre em língua portuguesa, o novo Presidente do Brasil dominou o interesse dos internautas. Mas foram os fãs de “Ladybug” que mais editaram este ano.

A+ / A-

Jair Bolsonaro. O nome do Presidente Brasileiro, empossado esta semana, é associado à campanha nas redes sociais, mas também na Wikipédia o seu nome faz mover multidões. Em 2018, mais de seis milhões de internautas recorreram à sua página em língua portuguesa para saber mais sobre o candidato do Partido Social Liberal.

"As eleições no Brasil foram um fenómeno intenso, não só para os brasileiros como para quem tem interesse no Brasil, o que justifica assim o lugar cimeiro ocupado”, explica André Barbosa, membro da Associação Wikimédia Portugal, que, em declarações à Renascença, explica o interesse no candidato pelo facto de, no início do ano, este ainda ser uma cara pouco conhecida. "Em Janeiro de 2018, quase ninguém em Portugal conhecia Jair Bolsonaro, hoje é o presidente do Brasil”, aponta o voluntário.

Os dados provisórios, divulgados esta semana pela Wikimédia Portugal, mostram que, no universo da maior encicolpédia livre do mundo, os lusófonos estiveram focados em dois temas: política e futebol. Um facto que contrasta com a Wikipédia em Inglês, onde a cultura pop sobressai na lista dos artigos mais visualizados.

Em segundo lugar no top das páginas mais visitadas, está a página da Wikipédia sobre o Mundial de Futebol (3.416.524 visitas) seguida da página sobre a edição do mesmo evento na Rússia (2.942.083 visitas), a página sobre o Brasil (2.799.491 visitas) e a sobre o futebolista internacional português, Cristiano Ronaldo (2.597.123 visitas), que viu o seu pico máximo de visitas no dia em que Portugal foi eliminado da competição, contra o Uruguai.

“O campeonato mundial veio inflacionar o interesse em jogadores de futebol e nos artigos relacionados com o campeonato do mundo”, explica o membro da Associação Wikimédia.

No top-10 das páginas em língua portuguesa mais visitadas na enciclopédia livre mais conhecida do mundo, só duas escapam à política e futebol: a já mencionada página sobre o Brasil, em 4.º lugar, e, em 6.º, um sucesso da Netflix, a série espanhola “La Casa de Papel”, que se coloca entre a página de Cristiano Ronaldo e a página sobre a ideologia de extrema-direita, o Fascismo.

Top 10 dos artigos da Wikipédia lusófona mais visitados:

  1. Jair Bolsonaro 6267566 visualizações
  2. Copa do Mundo FIFA 3416524 visualizações
  3. Copa do Mundo FIFA de 2018 2942083 visualizações
  4. Brasil 2799491 visualizações
  5. Cristiano Ronaldo 2597123 visualizações
  6. La casa de papel 2543841 visualizações
  7. Fascismo 2497360 visualizações
  8. Ciro Gomes 2375053 visualizações
  9. Lista de presidentes do Brasil 2033376 visualizações
  10. Fernando Haddad 1969564 visualizações


Em 2018, as páginas da Wikipédia lusófona somaram um total de 4,12 mil milhões de visualizações.

Ronaldo, Corpo de Deus e Tordesilhas em Portugal

Os dados da famosa encicolpédia que é mantida por milhares de voluntários não distinguem as visitas por país, mas sim por língua. Isto levará a que o país com mais utilizadores - no caso dos países lusófonos, o Brasil - acabe por ditar os lugares cimeiros.

Apesar disto, é possível recolher os dados de visualizações para as páginas categorizadas como sendo associadas a Portugal.

“Para a seleção dos artigos sobre Portugal e Brasil, a solução adoptada foi criar uma listagem de todas as subcategorias de Categoria:Portugal, até um nível de profundidade 6 e comparar com as presentes nos artigos da lista dos mais visualizados”, explica André Barbosa, que entende que esta seleção podem ser uma primeira análise geral aos interesses associados a Portugal.

E, neste campeonato, os temas já diferem. Cristiano Ronaldo continua a encabeçar a lista dos mais lidos, à frente da própria página sobre Portugal, que contabilizou mais de um milhão de cliques em 2018.

Em terceiro lugar, surge a página sobre D.Pedro I do Brasil, seguido da página sobre a Língua Portuguesa, o Tratado de Tordesilhas e, em sexto lugar, a página sobre o feriado de Corpo de Deus, que, no dia 31 de Maio de 2018, o próprio dia do feriado, recebeu 40% de todas as visitas do ano.

Lisboa (327.087 visitas), Colonização do Brasil (311.311 visitas) e Descoberta do Brasil (186.377 visitas) compõem os sétimo, oitavo e nono lugares dos temas sobre Portugal que mais interessaram os leitores, num top-10 que termina com um dos três grandes portugueses: a página sobre o Sporting Clube de Portugal.

O clube leonino registou 172.393 e torna-se a página da Wikipédia de um clube português mais lida do ano. O ataque à Academia de Alcochete e a consequente confusão que se gerou na gestão do clube terão levado os adeptos a querer perceber mais sobre o funcionamento da instituição leonina. Só no dia 20 de Agosto, dia em que a Comissão de Gestão apresentou uma queixa crime contra Bruno de Carvalho por fraude e usurpação de funções, os internautas visitaram quatro mil vezes a página sobre o clube.


Top 10 dos artigos relacionados com Portugal mais visitados:
  1. Cristiano Ronaldo 2597123 visualizações
  2. Portugal 1324034 visualizações
  3. Pedro I do Brasil 470725 visualizações
  4. Língua portuguesa 469588 visualizações
  5. Tratado de Tordesilhas 378994 visualizações
  6. Corpus Christi 358582 visualizações
  7. Lisboa 327087 visualizações
  8. Colonização do Brasil 311311 visualizações
  9. Descoberta do Brasil 186377 visualizações
  10. Sporting Clube de Portugal 172393 visualizações


Fãs de "Ladybug", os editores mais vorazes

Se já visitou esta enciclopédia livre para resolver uma discussão entre amigos, esclarecer uma dúvida ou perceber um pouco mais de um tópico, saberá certamente como é produzido todo o conhecimento que por lá pode aceder, de forma livre. Todos os dias, milhares de editores voluntários dedicam tempo a editar as páginas e adicionar nova informação.

Em altura de balanço, olhar para as páginas que mais vezes foram editadas ao longo do ano na Wikipédia em língua portuguesa percebemos que o tema que mais motivou edições foi a “Lista de episódios de Miraculous: As Aventuras de Ladybug”, uma série infantil francesa, exibida no Disney Channel e na RTP2, em Portugal.

Para André Barbosa, o facto de esta listagem de episódios de uma série infantil estar no topo das páginas em português mais editadas é resultado de “um esforço enorme em manter uma lista de episódios de um programa de TV o mais actualizado possível”. Algo que, para o membro da Associação Wikimédia Portugal, é um exemplo do espírito que move os voluntários do site.

“Há um ecossistema que se desenvolveu dentro da Wikipédia e projectos irmãos, onde cada um vai encontrando algo que tenha gosto em fazer e faz, nem que seja numa área teoricamente menos prioritária”, explica André Barbosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+