Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Estivadores entregam pré-aviso de greve de seis meses para todos os portos

02 jan, 2019 - 15:00 • Manuela Pires , Cristina Nascimento

Pré-aviso de greve entra em vigor a partir das 8h00 de 16 de janeiro, vigorando até às 8h00 de 1 de julho.

A+ / A-

O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística apresentou um novo pré-aviso de greve de seis meses, com início já em janeiro. Apesar da extensão do pré-aviso, o presidente do sindicato, António Mariano, garante à Renascença que não terá “aplicação diária nos vários portos”.

O protesto foi convocado por causa da situação que se vive sobretudo no porto do Caniçal (Madeira) e da Praia da Vitória (Açores).

“É uma greve de reação a essas situações mais graves que se vivem no Porto do Caniçal, em relação algumas questões que se vivem Porto da Praia da Vitória. Só é um pré-aviso que cobre o conjunto dos portos, porque num processo de greve não aceitamos que os navios sejam desviados de uns portos para outros”, explica o sindicalista.

O pré-aviso de greve entra em vigor a partir das 8h00 de 16 de janeiro e até às 8h00 de 1 de julho deste ano.

No fim de 2018 os estivadores estiveram em greve durante mais de um mês, entre novembro e dezembro. Na altura o protesto visava contestar algumas práticas que se verificavam no porto de Setúbal, mas acabaram por chegar a acordo.

No entanto, refere Mariano, os problemas não foram totalmente ultrapassados.

“Não está a correr tudo bem no porto de Setúbal. As empresas continuam a obrigar alguns trabalhadores a fazer dois turnos e outros a não fazerem nada, portanto continuamos ali com uma distribuição irregular”, detalha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sisa
    03 jan, 2019 lisboa 14:27
    Greve 6 meses levará a requisição civil imediata pois os danos na economia e restante população é tremenda.Aliaz o mesmo procedimento deveria ter sido instituído na greve dos enfermeiros.

Destaques V+