Tempo
|
A+ / A-

Português receia tumultos no Congo após divulgação dos resultados eleitorais

30 dez, 2018 - 19:49 • João Cunha, com redação

Em declarações à Renascença a partir de Kinshasa, Manuel Nunes conta que “o domingo tem sido relativamente calmo”, apesar dos problemas logísticos relacionados com o processo eleitoral.

A+ / A-
Congoleses votam entre cheias e suspeitas de fraude
Congoleses votam entre cheias e suspeitas de fraude

A situação está calma em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, mas tudo pode mudar quando forem conhecidos os resultados das eleições deste domingo, diz à Renascença o português Manuel Nunes.

Gerente de um restaurante da cidade, Manuel Nunes relata que “o domingo tem sido relativamente calmo”, apesar dos problemas relacionados com o processo eleitoral.

“Temos uma grande quantidade de trabalhadores locais e tivemos de organizar as equipas de maneira a que todos possam votar. A circulação de carros é inferior aos outros domingos, mas até agora está tudo calmo. Há aqueles problemas logísticos das eleições, algumas máquinas de voto não funcionam bem, mas até agora na calma total”, afirma.

O português, que nasceu há quase meio século no Congo, adianta que já viveu momentos piores naquele país.

“Tenho 48 anos, nasci aqui, e de uma maneira geral está muito calmo para o que eu já aqui vivi. Houve mais estabilidade e a coisa está mais controlada agora do que esteve noutras alturas.”

Contudo, a 6 de janeiro, dia em que serão anunciados os resultados, poderão ocorrer tumultos, alerta.

“Segundo a Comissão Nacional de Eleições, os resultados estão previstos para dia 6 de janeiro. A experiência diz-me que por volta de dia 6, mais dia menos dia, pode haver tumultos, porque o povo não acredita, diz que o resultado já está apurado ainda antes de haver eleições. É capaz de haver tumultos e estamos a preparar-nos. A experiência também nos diz que aqui o povo pode fazer barulho durante um ou dois dias, mas ao terceiro acaba-se o barulho”, espera Manuel Antunes.

As eleições legislativas e presidenciais deste domingo ficam marcadas por um incidente grave, que provocou dois mortos.

Um policia e um civil morreram depois de uma discussão sobre uma alegada fraude no ato eleitoral.

O civil em causa foi abatido a tiro pelo policia, depois de uma multidão ter acusado um dos responsáveis pela assembleia de voto de fraude. A multidão espancou depois, até à morte, o agente da autoridade.

O incidente terá ocorrido na cidade de Walungu, na provincia de Kivu Sul, a centenas de quilómetros a leste de Kinshasa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+