Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores. Veto de Marcelo é "uma boa notícia" mas "nada está ainda resolvido"

27 dez, 2018 - 18:11 • Agência Lusa

FENPROF mantém as ações de luta programadas pela contagem integral do tempo de serviço congelado.

A+ / A-

Leia também:


A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai manter as ações de luta programadas na defesa da contagem integral do tempo de serviço dos professores, porque "nada está ainda resolvido", disse esta quinta-feira à agência Lusa o secretário-geral da estrutura sindical.

Mário Nogueira diz que a Fenprof tenciona esperar por desenvolvimentos durante o próximo mês e promover uma “grande manifestação nacional” de docentes em meados de fevereiro.

O veto presidencial ao diploma do Governo que contava parcialmente o tempo de serviço congelado dos professores é encarado pelo líder sindical como “uma boa notícia”, mas ainda não uma vitória.

Na quarta-feira, Mário Nogueira considerou “absolutamente adequada” e “correta” a decisão do Presidente da República e referiu que, no dia 03 de janeiro, os docentes vão estar à porta do Ministério da Educação para dizer ao Governo: ‘Estamos aqui para iniciar essa negociação’”.

Os sindicatos de professores ameaçaram, na semana passada, “bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo” se o Governo não abrir negociações sobre a recuperação do tempo de serviço congelado, mas não só, até ao final de janeiro.

Em conferência de imprensa em Lisboa, depois de terem estado reunidos com o Governo – que havia dado por encerradas as negociações com os professores – os sindicatos unidos em plataforma deixaram um ultimato ao Ministério da Educação (ME).

Dizem que cabe ao executivo “escolher o que quer fazer” e que, se durante o mês de janeiro não forem reabertas negociações – relativas ao tempo de serviço, mas também aposentação, horários e precariedade -, haverá consequências para o “normal desenvolvimento do ano letivo”.

Falando em nome da plataforma, Mário Nogueira disse que as medidas que podem vir a bloquear o ano letivo estão a ser discutidas pelos sindicatos, agora em fase de recolha de sugestões dos professores.

Ainda para 3 de janeiro está previsto o reinício da greve a todo o trabalho que não esteja previsto no horário de trabalho de 35 horas semanais, nos mesmos moldes em que esta decorreu ao longo de todo o 1.º período escolar.

A 9 de janeiro, os sindicatos serão ouvidos na Assembleia da República pela comissão parlamentar de Educação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 dez, 2018 aveiro 20:27
    Imaginamos só um segundo !!!..... O Governo cede a revindicação da classe docente......muito bem !!!........... Agora como poderá ele contestar as reivindicações dos profissionais das outras instituições do Estado ???? ..... Endividar mais uma vez Portugal , recorrer novamente ao FMI ??... Ou todas estas Greves Corporativas , tem como único objectivo de exigir o impossível e fazer cair o Governo ???.... é o que mais me parece . Por outro lado , está por fazer uma verdadeira dieta nos diferentes Ministérios , A.R , no meu ver há deputados a mais e resultados pouco ou nada "construtivos" , o exemplo dos debates quinzenais , que mais se parecem com um lavar de roupa suja , que uma construtiva elaboração de verdadeiras soluções para o que falha vergonhosamente na Sociedade Portuguesa !.... Combater a corrupção e fuga ao Fisco , DRASTICAMENTE com reversão para o Estado das Fortunas Ilícitas , Prisão efectiva e não simulacros de "Justiçazinhas" , pois cá fora estão , as maiores Estrelas da Vigarice gozando de uma liberdade luxuosa . Somos efectivamente um Povo "dito manso" , mas a força de esticar demasiado a corda , um dia acaba por partir . Passaremos talvez de "grevezinhas" inócuas , que só prejudicam quem trabalha para desesperadas acções menos desejáveis . Para acabar, não só Portugal sofre de Injustiças Sociais , mas sim a Europa no seu todo, obstinada com a Alta Finança ao detrimento do bem estar do Povo Europeu, triste Futuro em vista nos espera por este andar !

Destaques V+