Tempo
|
A+ / A-

Janeiro traz fatura da água com informação dos litros consumidos

27 dez, 2018 - 08:00 • Lusa

Vai poder verificar regularmente se o consumo de litros de água em casa está a aumentar ou a diminuir.

A+ / A-

Quatro empresas do grupo Águas de Portugal vão disponibilizar a partir de janeiro faturas com informação detalhada sobre os litros consumidos, com o objetivo de consciencializar os clientes para um uso responsável.

Em comunicado, a Empresa Pública de Águas Livres (EPAL) informa que a indicação dos litros consumidos estará disponível nas faturas da EPAL, Águas do Norte, Águas da Região de Aveiro e Águas de Santo André.

Esta alteração "não terá qualquer impacto no valor da fatura", garante a empresa.

A informação será "mais fácil de entender", podendo o cliente verificar regularmente se o consumo de litros de água em casa está a aumentar ou a diminuir.

"Esta nova forma de apresentar os valores em litros pretende tornar mais claro para o consumidor qual foi o seu consumo, de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar e, desta forma, contribuir para um uso responsável deste bem cada vez mais precioso", lê-se no comunicado.

O número de litros consumidos irá aparecer na fatura do cliente depois da leitura calendarizada pelas empresas ou da leitura dada pelo consumidor.

Em paralelo, as empresas vão ainda lançar uma campanha de informação e sensibilização para "promover a poupança do consumo da água".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    27 dez, 2018 Seixal 14:43
    Estas empresas não estão a sensibilizar os portugueses, estão é a chamar-lhes burros. 1 m3 são 1000 litros de água. Ao verificar a fatura vê quantos m3 está a pagar, fica logo a saber quantos litros gastou.
  • Filipe
    27 dez, 2018 évora 09:40
    Esta notícia é a maior estupidez do final do ano 2018 . Se a contabilização é mensal e a fatura mensal , trazer os litros ? Então antigamente traz ainda se consumiu 1 m3 , então não são 1000 litros ? Vergonha , a entidade que regula os serviços como a água , luz e comunicações realmente existem para albergar incompetentes , gente com cartão partidário que todos os anos alberga milhares de euros de ordenados improdutivos .

Destaques V+