Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o médico responsável pela primeira angioplastia coronária em Portugal

24 dez, 2018 - 16:30 • Lusa

Ricardo Seabra Gomes foi autor ou coautor de mais de 500 artigos científicos. “A cardiologia de intervenção ficou mais pobre”, escreve a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

A+ / A-

O cardiologista Ricardo Seabra Gomes, responsável pela primeira angioplastia coronária em Portugal, morreu esta segunda-feira, anunciou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

"A cardiologia de intervenção ficou mais pobre", afirma a Sociedade no comunicado divulgado no site, a manifestar pesar pela morte de um dos nomes de referência nesta área a nível nacional.

Seabra Gomes foi responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal, que celebrou este ano 41 anos.

"Realizada em 1977 pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique, em Portugal o médico pioneiro foi Ricardo Seabra Gomes, que, em 1984, fez a primeira angioplastia, o que foi considerado uma verdadeira revolução na medicina", lê-se na nota de pesar emitida pela Sociedade.

Ricardo Seabra Gomes foi coordenador nacional para as Doenças Cardiovasculares (2005-2008) e diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (1984-2005).

Entre 1973 e 1978, foi investigador no National Heart Hospital e Cardiothoracic Institute, em Londres, e presidiu à Sociedade Portuguesa de Cardiologia entre 2001 e 2003.

Foi autor ou coautor de mais de 500 artigos científicos e teve quase 1.200 resumos publicados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+