Tempo
|
A+ / A-

Sarampo. Dois novos casos suspeitos na Madeira

23 dez, 2018 - 14:59

Os casos encontram-se em investigação aguardam a confirmação laboratorial pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A+ / A-
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada

Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira (IASAÚDE) revelou este domingo, em comunicado, que foram notificados dois casos possíveis de Sarampo no arquipélago.

O IASAÚDE indica que os casos se encontram em investigação e que aguarda a confirmação laboratorial pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

"Tratam-se de dois indivíduos do género feminino, que se encontram internados no Serviço de Saúde da RAM com um quadro clínico estável", refere o comunicado, que acrescenta que "o Serviço de Saúde da RAM, em articulação com a unidade de saúde privada de proveniência e as autoridades de saúde, está a implementar os procedimentos necessários, de acordo com as normativas em vigor".

Informa ainda que a "Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Direção Geral de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a acompanhar a evolução da situação".

O comunicado lembra que a vacina contra o Sarampo é gratuita e é administrada em todos os centros de saúde da região de acordo com o Plano Regional de Vacinação e o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, sendo a vacinação recomendada às crianças (aos 12 meses e aos 5 anos) e aos adultos nascidos a partir de 1970, sem história credível de sarampo.

Em 19 de março, o secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, tinha apelado à população para cumprir o Plano Nacional de Vacinação, apesar de na altura o arquipélago não registar nenhum caso de sarampo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+