Tempo
|
A+ / A-

"Cenas de Deus". Crónicas de um bispo que também é jornalista

20 dez, 2018 - 07:05 • Ângela Roque

Novo livro reúne 180 textos de D. Nuno Brás, publicados no jornal "Voz da Verdade", do Patriarcado de Lisboa, e vai ser apresentado esta quinta-feira.

A+ / A-

"Cenas de Deus - Retratos e coisas da vida" é o novo livro de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa. O volume reúne 180 textos de D. Nuno, publicados no jornal "Voz da Verdade", do Patriarcado de Lisboa.

A atenção à atualidade informativa é, certamente, uma das marcas de D. Nuno Brás. Bispo auxiliar de Lisboa desde 2011 e um dos responsáveis pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa, já foi correspondente da Renascença em Roma. Foi ali que, em 1999, se doutorou em Teologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana, com a tese "Cristo comunicador perfeito. Leitura teológica para uma investigação interdisciplinar sobre o fenómeno comunicativo"’, sob orientação de D. Rino Fisichella, atual presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no Vaticano.

D. Nuno Brás assegura todas as semanas o espaço "Na Tua Palavra", no jornal diocesano "Voz da Verdade’, do Patriarcado de Lisboa, onde escreve a propósito dos mais variados temas. Na última edição, de 16 de dezembro, por exemplo, assinalou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, lembrando que “os direitos humanos não são uma teoria, um conjunto de bonitas ideias. São uma realidade, de que cada pessoa humana é portadora, pelo simples facto de existir. São o mínimo, abaixo do qual não podemos consentir que alguém possa ser colocado”.

As questões fraturantes e as preocupações do quotidiano marcam muitos dos seus textos, que agora podem ser lidos no livro, publicado pela editora Princípia. Uma obra de “leitura fácil e de conteúdo profundo, que pode muito bem acompanhar o caminho de todo o leitor que não se cansou de fazer duas perguntas: 'Oonde está Deus?’ e ‘Quem é Deus?’”, sublinha uma nota da editora.

Depois do primeiro lançamento, em Mafra, no início de Dezembro, o livro vai ser apresentado esta quinta-feira, em Lisboa, na paróquia de Santa Joana Princesa, logo após a missa das 18h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+