Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin congratula-se com retirada de tropas dos EUA da Síria. "É a coisa certa a fazer"

20 dez, 2018 - 14:11

Aliados dos EUA e o próprio Pentágono estão preocupados com as repercussões da decisão de Trump no terreno.

A+ / A-

O Presidente da Rússia, grande aliada do regime sírio de Bashar al-Assad, aplaudiu esta quinta-feira a decisão surpresa de Donald Trump de retirar todas as tropas norte-americanas da Síria.

Aos jornalistas em Moscovo, Vladimir Putin disse que essa decisão "é a coisa certa a fazer", sublinhando apesar de tudo que está cético quanto à concretização dessa retirada militar.

"Donald está certo e concordo com ele", acrescentou Putin sobre a declaração do homólogo, depois de, na quarta-feira, Trump ter anunciado no Twitter que os EUA já conseguiram derrotar o autoproclamado Estado Islâmico e que, portanto, nada justifica que os cerca de 2.000 soldados dos EUA continuem no terreno.

A concretizar-se, a retirada norte-americana da Síria marcará uma enorme conquista do Presidente russo, que tem apoiado Bashar al-Assad desde o início da guerra, em março de 2011, contra os esforços dos EUA e dos seus aliados ocidentais para afastar Assad do poder.

Também no Twitter, Trump tinha declarado que a Rússia está entre os países que "não estão contentes com a saída dos EUA" porque terá de continuar a combater o autoproclamado Estado Islâmico sozinha; Putin ainda não comentou essa declaração.

Descontentes estão todos os aliados dos EUA, que já criticaram a decisão como prematura, entre eles o Reino Unido. A par deles, também o Pentágono, responsável pela Defesa norte-americana, discorda da retirada, tendo já avisado que, apesar da perda de território, o grupo radical islâmico continua a representar ameaças na Síria e no resto do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+