Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspensa decisão judicial que poderia libertar Lula da Silva

19 dez, 2018 - 21:59

Em causa está a libertação de presos que estão detidos por condenações em segunda instância da justiça brasileira, ou seja, cujos processos ainda sejam passíveis de recurso.

A+ / A-

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil suspendeu uma decisão de um juiz que poderia levar à libertação do antigo Presidente Lula da Silva.

Dias Toffoli aceitou um pedido para Procuradoria-Geral da República, que tinha recorrido da decisão provisória do juiz Marco Aurélio, conhecida esta quarta-feira.

Em causa estava a libertação de presos que estão detidos por condenações em segunda instância da justiça brasileira, ou seja, cujos processos ainda sejam passíveis de recurso.

A decisão do juiz Marco Aurélio terá agora de ser apreciada pelo plenário de 11 juízes do Supremo Tribunal Federal.

Se for confirmada, poderá beneficiar milhares de presos que estão a cumprir pena apesar de terem apresentado recurso.

Lula da Silva está preso a cumprir pena desde o início de abril, em Curitiba, enquanto aguarda pelas decisões dos recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça do Supremo Tribunal Federal.

O antigo Presidente brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por crimes corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+