Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OLX garante que anúncio de venda de destroços do helicóptero do INEM “é falso”

18 dez, 2018 - 18:33 • Tiago Palma

Esta terça-feira circulou nas redes sociais um anúncio onde se prometia, a troco de 115 euros, vender "várias peças" do helicóptero Agusta A109S, entre as quais "bocados da hélice, vidro e logótipo do INEM”. OLX desmente: "A imagem foi editada."

A+ / A-

É verdade que diversos “curiosos” se deslocaram, sobretudo no domingo, à Serra de Santa Justa, em Valongo, no distrito do Porto, para recolher destroços do Agusta A109S que se despenhou no dia anterior, provocando quatro mortos.

Os roubos obrigaram mesmo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) a reagir, apelando ao bom senso de quem "tenha a tentação de alterar as evidências de um acidente", pois, "ainda que de forma inconsciente", está a infringir a lei e a prejudicar a prevenção de futuros acidentes.

O que não é verdade é que destroços do helicóptero acidentado do INEM tenham sido colocados à venda no portal OLX.

Isto apesar da imagem que circulou nas redes sociais, onde o anunciante, não identificado, prometia, a troco de 115 euros "negociáveis", vender "várias peças" do helicóptero – entre as quais "bocados da hélice, vidro e logótipo do INEM”.

Citado pelo JN, o responsável do OLX em Portugal, Spas Slivkov, garante que o anúncio em questão "é falso" e que "a imagem foi editada", nunca tendo estado online no OLX.

O alegado anúncio, garante Slivkov, inclui detalhes que não são opções possíveis de incluir no OLX: "A plataforma não permite selecionar a marca e o modelo [do helicóptero], tal como aparece nessas imagens."

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de relações públicas do INEM informou que a “decisão de avançar com uma queixa contra os autores, quer do furto, quer da tentativa de venda na internet, está adiada até à conclusão dos funerais das vítimas". "Temos as situações identificadas e, a seu tempo, vamos fazê-las chegar ao Conselho Diretivo para que sejam tomadas as medidas que forem entendidas como as adequadas”, explicou a mesma fonte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+