Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Acabámos de esbarrar numa parede de intransigência e inflexibilidade”, diz Fenprof

18 dez, 2018 - 12:29

Não foi bem sucedida a reunião suplementar desta terça-feira entre representantes dos professores e o Governo.

A+ / A-

Não deu em nada a reunião com o Ministério da Educação. “Acabámos de esbarrar numa parede de intransigência e de inflexibilidade”, afirma o líder da Fenprof, à saída do encontro.

“Um muro, verdadeiramente, de intransigência e de inflexibilidade de alguém que tem uma posição e que não sai dela”, acrescenta nas declarações aos jornalistas.

Na opinião de Mário Nogueira, o Governo assumiu as negociações como um braço de ferro.

“Já se percebeu que o que leva o Governo a não sair da sua posição de apagar seis anos e meio de tempo de serviço aos professores não tem a ver com a questão da justiça, não tem a ver com a questão da lei, tem a ver com uma coisa que foi dito ali pela senhora secretária de Estado Adjunta e da Educação: é que o Governo considerar o tempo de serviço dos professores seria uma cedência. E, portanto, o Governo neste momento coloca isto como, de facto, um braço de ferro”, sustenta.

Mantendo-se o impasse, os professores prometem continuar a luta pela contagem dos nove anos, quatro meses e dois dias do tempo congelado e a plataforma dos 10 sindicatos do setor vai reunir-se durante a tarde para definir os próximos protestos.

Para a mesa das negociações, a Fenprof levou uma proposta para a recuperação total da carreira congelada no prazo de sete anos. “É uma recuperação até 2025, que possa ter, por opção dos professores, implicação na aposentação”, afirmou o sindicalista Mário Nogueira antes da reunão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A realidade
    18 dez, 2018 Europa 20:19
    Bem vindos á realidade. Todos os trabalhadores por conta doutrem que não funcionários públicos têm estas pequenas dificuldades de dialogar com o patrão :-) Só não sei porque acham os professores que devem ter emprego garantido, horários de luxo e sómente direitos quando os trabalhadores "normais" têm que ir á luta todos os dias e dar um porco para receber um chouriço.
  • Sindical Frustrado
    18 dez, 2018 5 de Outubro 14:12
    Mas julgavam mesmo que ia acontecer outra coisa !? Então não deviam ser dirigentes sindicais, são demasiado ingénuos para o lugar. De qualquer maneira, estou curioso de ver quais serão os próximos passos da plataforma sindical... Se calhar mais um dia de greve, uma manif e muitas declarações para abrir telejornais, decerto ...

Destaques V+