Tempo
|
A+ / A-

Convidou ou não convidou?

Venezuela desmente Brasil e diz que Maduro foi convidado para tomada de posse de Bolsonaro

16 dez, 2018 - 21:41

O futuro chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, tinha vindo a público dizer que Maduro não teria sido convidado "por respeito ao povo venezuelano". Chefe da diplomacia venezuelana desmente.

A+ / A-

O chefe da diplomacia venezuelana desmentiu este domingo o seu futuro homólogo brasileiro, Ernesto Araújo, ao garantir que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, foi convidado para a investidura do Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, mas que “nunca” ponderou assistir.

“Aqui podem ler duas notas diplomáticas oficiais enviadas pelas autoridades brasileiras a convidar o Governo venezuelano e o Presidente Nicolás Maduro para assistir à tomada de posse de Jair Bolsonaro”, afirmou Jorge Arreaza, numa mensagem publicada na rede social Twitter, que mostrava imagens dos convites.

O futuro chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, tinha anunciado que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, não fora convidado para a tomada de posse do Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, “por respeito ao povo” da Venezuela.

“Por respeito ao povo venezuelano, não convidamos Nicolás Maduro para a investidura do Presidente eleito Bolsonaro. Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira”, disse Ernesto Araújo, também através das redes sociais.

Segundo Arreaza, as notas diplomáticas enviadas pela embaixada do Brasil na Venezuela foram recebidas a 07 de dezembro.

Ao convite, segundo referiu o chefe da diplomacia venezuelana, o Governo de Maduro respondeu no passado dia 12 de dezembro, resposta essa também publicada no Twitter.

"A Venezuela nunca irá participar na tomada de posse de um Presidente que é a expressão da intolerância, do fascismo e de apoio a interesses contrários à integração latino-americana e caribenha”, indicou a resposta venezuelana, citada pelas agências internacionais.

Jorge Arreaza reforçou que Maduro "nunca ponderou assistir à tomada de posse” de Bolsonaro.

O futuro chefe da diplomacia brasileira instou hoje igualmente “todos os países do mundo” a afastarem-se de Maduro e a unirem-se “para libertar a Venezuela", mas sem aprofundar tal posição ou eventuais diligências.

As declarações de Ernesto Araújo surgem dias depois de Maduro ter envolvido Jair Bolsonaro num alegado plano orquestrado pelos Estados Unidos que teria como principal objetivo matá-lo e acabar com a revolução bolivariana.

Segundo o líder venezuelano, o Presidente eleito brasileiro terá tido conhecimento deste alegado plano durante um encontro com o conselheiro de segurança nacional do Presidente dos Estados Unidos da América, John Bolton.

A cerimónia de tomada de posse de Bolsonaro está agendada para Brasília para o próximo dia 01 de janeiro. O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na cerimónia na capital federal brasileira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jan, 2019 17:57
    Ó "atento", já tu preferes "democratas" como o Bolsonaro... Emigra para o Brasil! Vai viver para a selva que não mereces viver em civilização!
  • Atento
    17 dez, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos... 09:51
    ... este Maduro faz lá muita falta ... é um grande exemplo de verdadeiro DEMOCRATA ...

Destaques V+