Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ desmantela rede suspeita de inventar empresas para receber fundos da UE

12 dez, 2018 - 12:08

Quatro empresários e um vice-autarca foram detidos. Na origem desta operação "está a aquisição de uma viatura elétrica" pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira o vice-presidente da Câmara de Santo Tirso e uma chefe de divisão da mesma autarquia, na sequência de uma investigação a uma rede de empresários que obtinham fundos comunitários de forma fraudulenta. Foram também detidos cinco desses empresários, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 38 e os 73 anos.

Segundo o Ministério Público e a PJ, o grupo de empresários criou e geriu um conjunto de sociedades comerciais com o recurso a “testas de ferro”, em nome das quais se candidatavam a fundos comunitários do Programa Portugal 2020.

Em notas emitidas em simultâneo, o DCIAP e a Judiciária do Porto revelam ter feito 35 buscas nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Guimarães, Maia, Braga e Vila do Conde.

Ainda de acordo com essa informação oficial, este grupo terá apresentado candidaturas a 35 milhões de euros, dos quais tinha conseguido aprovação para 20 milhões e já tinha efetivamente recebido 2,7 milhões de euros.

O grupo é agora suspeito da prática dos crimes de associação criminosa, fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento, recebimento indevido de vantagem, e participação económica em negócio.

[Notícia atualizada às 14h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    12 dez, 2018 évora 16:06
    Então vejam bem a qualidade desta gente e é o que se sabe , resta o que anda por baixo de tapete por outras Autarquias em Portugal . E , anda o Governo a dar mais poderes e gerências de Escolas , Praias , Estradas e outros bens públicos a este tipo de gente . Agora imaginem daqui a uns anos quando for obrigatória ficarem com o domínio das Escolas , por exemplo o Estado meter na Autarquia milhares de euros para manutenção e pagamento ou contratação de pessoal não docente e afins , e depois termos os alunos e crianças sem papel higiénico porque estafaram tudo em concertos , feiras e patuscadas para angariar fotos do povo ... imaginem só , não pensem senão ficam doentes . Pensem só a quantidade de Autarcas metidos desde algum tempo a esta parte na máfia da corrupção , fora os que ainda não foram apanhados . Devia de existir uma polícia específica tipo ASAE que passe pente fino a todas as contratações DIRETAS e outras contas camufladas .

Destaques V+