Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crédito malparado em queda mas não chega, diz regulador

05 dez, 2018 - 14:25

O preço das casas subiu 33% em Portugal nos últimos cinco anos, segundo o Banco de Portugal este é um dos fatores de risco para a estabilidade da banca.

A+ / A-

O crédito malparado está em queda, mas ainda não chega, segundo o relatório de estabilidade financeira de dezembro, do Banco de Portugal.

Segundo o regulador, os créditos em incumprimento caíram 3,6 pontos percentuais no primeiro semestre, graças ao crescimento económico e à subida do preço das casas, mas é preciso descer ainda mais o malparado e diversificar os ativos, neste momento muito concentrados no imobiliário. Esta é uma preocupação já manifestada também pelo FMI

O preço das casas subiu 33% em Portugal nos últimos cinco anos, uma sobrevalorização “limitada”, segundo o Banco de Portugal, que admite que este é um dos fatores de risco para a estabilidade da banca, pese embora já se note um ligeiro abrandamento dos preços.

O regulador sublinha ainda que esta recuperação surge depois de uma queda significativa, os níveis são semelhantes a 2008 e a economia está a recuperar desde 2013.

O Banco de Portugal pede prudência no pagamento de dividendos, um recado que surge quando o BCP e a Caixa Geral de Depósitos se preparam para distribuir lucros pelos acionistas pela primeira vez, desde a crise.

A banca está mais rentável, segundo o Banco de Portugal, sobretudo graças à diminuição das imparidades de crédito, apesar do ainda elevado nível de crédito malparado e de o retorno do capital não ser suficiente para compensar os custos. Mas os desafios impõem políticas prudentes na aplicação dos resultados, diz o Banco.

O Governo está a contar com dividendos da Caixa Geral de Depósitos, que no Orçamento do Estado para 2019 podem chegar aos 200 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+