Tempo
|
A+ / A-

Xi Jinping. Portugal e China estão "a entrar no melhor período da História"

04 dez, 2018 - 18:51

Presidente chinês considera que Portugal tem uma ótima posição geográfica como passagem para a nova Rota da Seda

A+ / A-

Portugal e China estão a entrar no melhor período da História, afirmou esta terça-feira o Presidente chinês, Xi Jinping.

Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, o líder do governo de Pequim disse que Portugal tem uma ótima posição geográfica e como passagem para a nova Rota da Seda

Também mostrou interesse em acelerar o Centro de Cultura da China em Lisboa e em reforçar a troca de estudantes inter-universidades, falando da amizade entre os dois países como uma força motriz.

Xi Jinping convidou o Presidente português a visitar a China no próximo ano e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou. A deslocação vai acontecer em abril do próximo ano.

O Presidente português defendeu que China e Portugal podem trabalhar em conjunto pela valorização do direito internacional, desde logo, nas Nações Unidas, pelo multilateralismo e pelos direitos humanos.

O chefe de Estado referiu que os dois países estão "longe em termos geográficos" e têm "aliados muito diferentes", mas defendeu: "Isso não nos impede de trabalharmos em conjunto para a valorização do papel do direto internacional, das organizações internacionais, a começar nas Nações Unidas".

"Nem de defender o multilateralismo, os direitos humanos, a resolução pacífica dos conflitos. Nem de apoiarmos o livre comércio e as pontes de entendimento entre Estados e povos. E estarmos em permanência atentos ao ambiente e às alterações climáticas", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jaime
    17 mai, 2019 Viseu 10:47
    Os chineses estam a comprar o Portugal !!! Politicos: traidores da Patria

Destaques V+