Tempo
|
A+ / A-

Um milhão de vacinas da gripe dadas nos centros de saúde

04 dez, 2018 - 12:14

DGS recomenda a vacinação às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas com algumas doenças crónicas, grávidas, profissionais de saúde.

A+ / A-

Cerca de um milhão de doses de vacinas da gripe foram já administradas gratuitamente nos centros de saúde, segundo um balanço divulgado pela Direção-geral da Saúde (DGS).

A vacina está disponível e a ser administrada desde 15 de outubro, sendo gratuita e dispensando receita médica para pessoas a partir dos 65 anos e algumas pessoas com patologias específicas, como doença pulmonar obstrutiva crónica.

De acordo com um comunicado da DGS divulgado, esta terça-feira, os centros de saúde já administraram um milhão de doses, sendo que o Serviço Nacional de Saúde tinha 1,4 milhões de doses de vacinas este ano.

Além de administradas de modo gratuito nos centros de saúde a grupos específicos, as vacinas são também dadas gratuitamente a pessoas institucionalizadas, como a idosos em lares.

A gripe é uma doença contagiosa que infeta todos os anos cerca de 10% dos adultos e um terço das crianças e, geralmente, apresenta uma evolução benigna. Contudo, pode trazer complicações associadas, tais como a pneumonia e a descompensação de doenças subjacentes, sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou mais de 65 anos.

A DGS recomenda a vacinação às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas com algumas doenças crónicas, grávidas, profissionais de saúde.

Para quem não está nos grupos prioritários e com acesso à vacina gratuita, a vacina pode ser comprada nas farmácias, mediante receita médica e com uma comparticipação de 37%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+