|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Reformas antecipadas vão ter corte de 14,7% em 2019

30 nov, 2018 - 13:32 • Sandra Afonso

A subida do corte, em relação ao ano passado, explica-se com o aumento da esperança média de vida, de acordo com o INE.

A+ / A-

No próximo ano as pensões antecipadas vão ter um corte de 14,7%. O número acaba de ser publicado pelo Instituto Nacional de Estatística e é resultado do fator de sustentabilidade.

Com esta nova regra, quem aos 60 anos ainda não tiver 40 de trabalho pode contar com um corte na pensão de 14,7% em 2019, um ligeiro aumento em comparação com a penalização de 14,5% deste ano.

A subida explica-se com o aumento da esperança média de vida, aponta o INE.

A esta percentagem soma-se mais uma, de 0,5% por cada mês que ainda faltar para chegar à idade da reforma.

Estas contas só não se aplicam para quem tenham começado a trabalhar aos 20 anos, ou menos, e tenha feito sempre descontos para a Segurança Social. Nestes casos, a única penalização que se aplica são só os 0,5% por cada mês em falta até à idade da reforma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.