Tempo
|
A+ / A-

Portugal vai pagar totalidade da dívida ao FMI até ao final do ano

29 nov, 2018 - 13:13

A garantia é dada por António Costa no Parlamento.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que Portugal vai pagar, até ao final do ano, a totalidade da sua dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, com todo o significado que comporta mais este virar de página", declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

Perante os deputados, o líder do executivo defendeu a tese de que a proposta do Governo de Orçamento pretende construir um futuro, "em primeiro lugar, reforçando a sustentabilidade, prosseguindo a trajetória de redução da dívida pública, diminuindo os encargos e melhorando a o equilíbrio financeiro da Segurança Social".

Durante o seu discurso, Costa salientou a importância de se reduzirem encargos para futuro e defendeu que o Orçamento para 2019 “dá continuidade a estas boas políticas, que dão bons resultados. E prepara o futuro, garantindo a sustentabilidade financeira e dotando o país dos instrumentos para enfrentar os desafios demográficos, das alterações climáticas, da inovação e da redução das desigualdades”.

“Sabemos que há mais vida para além deste Orçamento e que há mais e melhor para continuarmos fazer. Por isso, apresentei em 2014 uma Agenda para a Década – e é essa década de convergência sustentada com a União que estamos e continuaremos a construir", salientou ainda.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+