Tempo
|
A+ / A-

​Trump não acredita em relatório sobre as alterações climáticas

27 nov, 2018 - 01:35

Presidente norte-americano admite que leu "um pouco" do documento.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que não acredita nas conclusões de um relatório federal norte-americano, que alerta contra as consequências negativas das alterações climáticas sobre a economia.

"Eu não acredito", afirmou Donald Trump sobre o relatório 'National Climate Assessment' ('Avaliação Nacional do Clima'), que foi redigido por mais de 300 cientistas, de 13 agências governamentais e outros fora do Governo.

De acordo com o documento divulgado na sexta-feira, os Estados Unidos podem perder "muitas centenas de milhares de milhões de dólares" até ao final do século devido aos gases com efeito de estufa.

Donald Trump explicou que leu "um pouco" do documento.

"Nunca estivemos mais limpos do que somos agora, e isso é muito importante para mim, mas se estamos limpos e todos os outros lugares estão sujos, não é tão bom", afirmou o Presidente dos EUA.

Depois do fogo, chuva na Califórnia. Trump questiona alterações climáticas
Depois do fogo, chuva na Califórnia. Trump questiona alterações climáticas

O relatório detalha como o aquecimento global, resultante da queima de combustíveis fósseis -- petróleo, gás e carvão --, está a prejudicar toda e cada região dos EUA e como se manifesta nos diferentes setores da economia, incluindo a energia e a agricultura.

"As alterações climáticas estão a mudar onde e como vivemos e apresentam desafios crescentes à saúde humana e à qualidade de vida, à economia e aos sistemas naturais que nos suportam", afirmaram os autores do documento.

Isto inclui uma poluição do ar mais acentuada, que provoca problemas cardiovasculares e respiratórios, mais doenças causadas por insetos, potencial para um aumento acentuado de mortes durante vagas de calor e alergias desagradáveis.

"Estimou-se que as perdas anuais em alguns setores económicos atinjam centenas de milhares de milhões de dólares no fim do século, mais do que o atual produto interno bruto de muitos Estados dos EUA", especificou-se no documento.

O impacto económico-financeiro vai ser particularmente elevado nas regiões costeiras, devido à subida do nível das águas e à severidade das vagas durante as tempestades, o que vai reduzir o valor das propriedades aí situadas. E em algumas partes dos Estados do Alasca e do Alabama vai mesmo forçar algumas populações a saírem de onde estão.

Com base em numerosos estudos, os autores do relatório asseguraram que 90% do atual aquecimento global é causado pelos humanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    27 nov, 2018 Seixal 18:01
    A ignorância no seu auge.
  • Rui
    27 nov, 2018 Lisboa 15:02
    Eu concordo com o relatório na sua generalidade só acho que devia ter outro nome como " poluição global" ou " desflorestação global".
  • Sérgio
    27 nov, 2018 Serra 14:22
    Ora até que enfim que aparece um António Costa com inteligência. Os jornalistas por seu lado continuam com o azedume do costume. Continuam a dizer que "estudos científicos" dizem isto e aquilo, no entanto não dizem quem são os seus autores. Quero saber quem são esses cientistas, de que ramo da ciência se ocupam, quais as suas teses e com que métodos é que trabalharam! É claro que ninguém vai dizer... Os estudos científicos são elaborados pelos ativitas da Greenpeace ou membros de outras organizações cujos os objetivos se limitam a fazer oposição ao sistema político vigente na sociedade. Ainda não ouvi um geólogo dizer que o aquecimento global é causado pelo ser humano ou que o ser humano está a destruir o planeta. E sabem porquê? Porque um geólogo sabe que aquilo que o ser humano faz ao planeta tem como principal consequência a destruição do próprio ser humano e não a destruição do planeta. Antes de existir seres humanos já existia aquecimento global e irá continuar a e existir mesmo depois do ser humano desaparecer da face da terra!
  • Atento
    27 nov, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:43
    Caro A Costa ... ora até que enfim ... o comentário certo fora do 'politicamente correcto' ...
  • António Costa
    27 nov, 2018 Cacém 06:10
    Evidentemente que despejar na atmosfera, de "repente" em termos geológicos, o "Carbono armazenado" nos combustíveis fósseis tem grande influência. Agora dizer que é "90%" é uma asneira sem desculpa. Passar a ideia mentirosa de que o Homem compreende o funcionamento em pormenor deste Planeta Terra leva a situações estúpidas, como a prisão de cientistas em Itália sobre a previsão de sismos. A evolução "recente" do Clima tem sido uma sucessão de períodos glaciares alternados com épocas mais quentes. Só quando sabemos TUDO é que podemos fazer afirmações de 80 partes por cem (80%) ou de 12 fatias num "bolo" com 100 fatias (12%). Na precipitação de obter dinheiro e fundos a todo o custo, os "cientistas" mentem, o que a médio e a longo prazo leva ao descrédito da Ciência. E isso, é que é terrível e muito mau.

Destaques V+