Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Varoufakis, o grego que lutou contra a troika, vai a eleições na Alemanha

26 nov, 2018 - 15:06

Democracia na Europa 2025 é o nome do movimento liderado pelo antigo ministro grego das Finanças e candidato às eleições europeias, entre os dias 23 e 26 de maio.

A+ / A-

A lista para as eleições europeias do novo movimento fundado e liderado por Yanis Varoufakis vai disputar as eleições europeias na Alemanha.

O ex-ministro grego das Finanças foi eleito, este domingo, cabeça-de-lista do movimento Democracia na Europa 2025 (DiEM25), por 46 votos contra oito, segundo o anúncio feito no Twitter.

Democracia na Europa é a ala alemã do movimento europeu DIEM 25, fundado por Varoufakis.

A lista inclui 10 homens e 10 mulheres de sete nacionalidades, incluindo o filósofo croata Sreko Horvat.

Yanis Varoufakis decidiu fundar o movimento após ter deixado o cargo de ministro das Finanças da Grécia e de ter concluído que para conseguir mudanças na Europa é necessário um movimento pan-europeu.

Na Alemanha, o movimento liderado pelo político grego vai disputar os votos da esquerda com outras formações e deverá fazer campanha com infraestruturas escassas, dependendo em boa parte do impacto mediático do ex-ministro.

Durante o período de maior crise na Grécia, Varoufakis foi visto como o principal opositor do então ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, e das políticas de austeridade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+