Tempo
|
A+ / A-

Borba. Mergulhos suspensos devido a "risco de mais deslizamentos"

26 nov, 2018 - 09:45

A chuva tornou o terreno muito instável.

A+ / A-

Em Borba, estão suspensos os trabalhos dos mergulhadores devido a risco de mais derrocadas. A chuva que caiu nos últimos dias tornou ainda mais instável o terreno.

"Com o risco de mais deslizamentos de terras, entendeu-se ser prudente suspender as ações com mergulhadores", disse o coordenador da Unidade de Salvamento Aquático do Distrito de Portalegre.

Segundo Simão Velez, os técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) fizeram uma avaliação no local, concluindo que as condições são "mais instáveis", com "risco acrescido" de novos desmoronamentos.

O deslizamento de um grande volume de terra na estrada 255 entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, provocou, há precisamente uma semana, a deslocação de uma quantidade significativa de rochas, de blocos de mármore e de terra para o interior de duas pedreiras contíguas.

No domingo, o comandante distrital da Proteção Civil falava em “expectativas moderadas” quanto ao encontrar mais vítimas do deslizamento de terras. “Entendo que devemos moderar as nossas expectativas, mas não o empenho, que se mantém elevado”, afirmou.

Além de dois mortos confirmados (o maquinista e o auxiliar da retroescavadora), há registo de três desaparecidos na zona – pessoas que viajavam num automóvel e numa carrinha de caixa aberta quando foram arrastados para dentro da pedreira no seguimento da queda da estrada em que seguiam.

O deslizamento de um grande volume de terras e o colapso de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de poços de pedreiras ocorreu na segunda-feira, dia 19, às 15h45.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    26 nov, 2018 évora 14:02
    Primeiro , deviam ter já estendido uma rede metálica coberta por tela para impedir que o terreno empape . Segundo , as bombas tiram água e entra água das pedreiras em redor , nunca vai ser solução , solução era já com essas bombas lá no fundo terem filtrado a água com vista a ficar mais clara aos olhos dos mergulhadores . Terceiro , no fim vão ter que entulhar essa e outras pedreiras abandonadas em risco . Já devia ter sido criado um plano Nacional para acartarem para lá entulho , o que se vê em redor nem para 10% chega .
  • 26 nov, 2018 12:11
    Diz queo presidente da camara de borba"edono da pedreira carapinha e anselmo! E estranho o primeiro ministro nao saber de nada "quando o proprio irmao escreve um artigo no expresso dizendo que conhecia a estrada como as palmas das maos da mao"entao o prmeiro ministro nunca conversa com o irmao?

Destaques V+