Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Donald Trump ameaça encerrar "permanentemente" fronteira dos EUA com o México

26 nov, 2018 - 14:09

Ameaça foi tecida horas depois de tropas norte-americanas terem usado gás lacrimogéneo para dispersar requerentes de asilo na passagem de Tijuana para San Diego.

A+ / A-
Trump ameaça encerrar "permanentemente" fronteira com o México
Trump ameaça encerrar "permanentemente" fronteira com o México

Leia mais:


O Presidente norte-americano ameaçou esta segunda-feira encerrar "permanentemente" a fronteira dos Estados Unidos com o México após as forças de segurança do país ter usado gás lacrimogéneo para dispersar centenas de migrantes que chegaram nas últimas horas àquela passagem.

Num tweet publicado às 6h19 da manhã (11h19 em Lisboa), Donald Trump escreveu que "o México devia levar os migrantes com bandeiras, muitos deles criminosos a sangue frio, de volta para os seus países. Façam-no de avião, de autocarro, como quiserem, mas eles NÃO vão entrar nos EUA. Vamos fechar a fronteira permanentemente se tiver de ser. [Membros do] Congresso, financiem o MURO!"

A ameaça foi tecida horas depois de soldados norte-americanos destacados para a fronteira terem disparado gás lacrimogéneo contra as famílias de migrantes, incluindo dezenas de crianças, e suspendido todas as passagens de requerentes de asilo por Tijuana para a cidade de San Diego.

O Governo do México já se comprometeu a reforçar a segurança perto da fronteira onde 42 pessoas foram detidas durante uma marcha pacífica que resultou em cenas caóticas no domingo. No rescaldo dos incidentes, o ministro mexicano do Interior prometeu deportar imediatamente as pessoas que, nas suas palavras, tentaram entrar "de forma violenta e ilegal" nos EUA através de Tijuana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+