Tempo
|
A+ / A-

"Coletes amarelos" sem impacto. França vai avançar com subida do preço dos combustíveis

26 nov, 2018 - 16:27

Governo de Macron vai debater várias questões relacionadas com a energia e transportes na terça-feira.

A+ / A-
Paris. Polícia trava "coletes amarelos" com gás lacrimogéneo
Paris. Polícia trava "coletes amarelos" com gás lacrimogéneo

Veja também:


As autoridades francesas mantêm a intenção de aumentar os impostos sobre os combustíveis, apesar dos protestos do coletivo “coletes amarelos", que no sábado protagonizou graves confrontos com a polícia em Paris, anunciou fonte oficial esta segunda-feira.

O anúncio foi feito hoje de manhã pelo porta-voz do Governo francês, Benjamin Griveaux, numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

O Presidente, Emmanuel Macron, disse na ocasião estar ciente do desconforto que há por "uma França que não encontrou o seu lugar na globalização", e que, entre outras coisas, sofre pela desindustrialização de algumas regiões.

Griveaux disse que o Governo convocou uma cimeira para terça-feira sobre a transição ecológica, na qual se espera que se aborde uma ampla gama de questões relacionadas com a energia e transportes.

Os “coletes amarelos” são um movimento que surgiu à margem dos partidos e sindicatos, e que inicialmente protestaram contra o aumento dos combustíveis mas depois alargou o descontentamento em relação a várias medidas do Presidente Macron.

Uma delegação de oito pessoas do movimento foi entretanto criada para "realizar contactos sérios e necessários com os representantes do Estado e do seu Governo e levar uma série de reivindicações", declarou o movimento num comunicado hoje divulgado.

Na reunião de hoje de manhã, o Conselho de Ministros aprovou um projeto de lei de Orientação da Mobilidade, que prevê o aumento do investimento para a manutenção das redes rodoviárias e ferroviárias, em paralelo renunciando à construção de novas grandes infraestruturas.

A ministra dos Transportes, Elisabeth Borne, detalhou algumas das medidas incluídas, como um investimento de 2.600 milhões de euros para aumentar a oferta de comboios onde há mais necessidade e a implantação de frotas de veículos elétricos em áreas com problemas de oferta dos transportes públicos.

A iniciativa do Governo também suporta em até 400 euros por ano aqueles que viajam para o trabalho de bicicleta ou partilham o carro.

Além disso foi adiada a introdução de um imposto a camiões que utilizam as estradas sem portagens, que o Governo pretende taxar em especial as transportadoras estrangeiras.

A ministra justificou o atraso com o fundamento de que o financiamento para infraestruturas em 2017 já está coberto com o Orçamento aprovado para esse ano e acrescentou que "não é bom se apressar", mas "pensar" e tentar encontrar um consenso.

De qualquer forma, acrescentou que 500 milhões de euros por ano serão necessários a partir de 2020 para o setor.

Para fazer face à manifestação de sábado, em Paris, a polícia usou no sábado 5.000 granadas de gás lacrimogéneo e os bombeiros extinguiram "mais de uma centena de incêndios".

O número de vítimas é de 31 pessoas feridas, 24 entre os manifestantes, um mais seriamente na mão - provavelmente por querer pegar uma granada - e sete entre a polícia, dos quais um ficou gravemente ferido", sublinhou o chefe da polícia de Paris.

A procuradoria de Paris confirmou hoje a detenção de 28 "coletes amarelos" e anunciou que 47 das 103 pessoas detidas nos incidentes de sábado na capital francesa já foram ouvidas por juízes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+