Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Lula da Silva e Dilma Rousseff constituídos arguidos por organização criminosa

23 nov, 2018 - 19:42 • Tiago Palma

Os ex-presidentes, bem como outros quatro elementos, incluindo ex-ministros, ligados ao PT, são suspeitos desviar dinheiro da petrolifera Petrobras.

A+ / A-

Os dois ex-presidentes brasileiros Lula da Silva e Dilma Rousseff, juntamente com Antonio Palocci e Guido Mantega, antigos ministros das Finanças em governos do PT, e Vaccari Neto, tesoureiro do partido, foram constituídos arguidos por “organização criminosa”.

Valdisney Oliveira, juiz do Distrito Federal responsável pela constituição de arguidos, escreve na sua decisão que “há indícios suficientes para que a ação seja aberta e os acusados julgados após audição das testemunhas e apresentação das defesas".

A denúncia contra Lula da Silva, Dilma Rousseff e restantes arguidos ligados ao PT foi apresentada em 2017 pelo, à época, procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Segundo esta queixa, os cinco (agora) arguidos lesaram, entre 2003 e 2016, a petrolífera estatal Petrobras em 1,48 mil milhões de reais (pouco mais de 300 milhões de euros).

O dinheiro desviado fez parte de um esquema investigado na Operação Lava-Jato, no qual nove construtoras, entre as quais a Odebrecht, pagavam (sem declarar à justiça eleitoral) as campanhas de políticos em troca de contratos lucrativos com a Petrobras, principal empresa estatal do Brasil.

A pena de prisão para este tipo de crime pode ir de três a oito anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 dez, 2018 17:32
    Como se a "justiça" brasileira tivesse alguma credibilidade que fosse.

Destaques V+