A+ / A-

Automóvel Clube de Portugal atribui culpas ao autarca de Borba. "É o grande responsável"

21 nov, 2018 - 13:07 • Isabel Pacheco

À Renascença, presidente do ACP considera "inaceitável" que estrada que ruiu "não estivesse cortada".
A+ / A-

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera “inaceitável” que “estrada que ruiu não estivesse cortada”.

Em entrevista à Renascença, Carlos Barbosa não hesita em apontar o líder do executivo de Borba como o “único responsável” pela tragédia.

“O presidente da câmara é o grande responsável por este acidente, sobretudo, sabendo que todos os dias passava naquela estrada um autocarro com 50 crianças”, critica.

Para evitar tragédias semelhantes, Carlos Barbosa defende uma “fiscalização mais apertada” das estradas do nosso país e a responsabilização dos proprietários dos equipamentos, sejam eles os “municípios, governo ou as concessionárias”.

“Na última revisão do código da estrada propuséssemos que os donos dos equipamentos também fossem responsáveis pelos acidentes se fosse caso disso, mas o governo ignorou a nossa recomendação”, lamanta o presidente do ACP que acredita que a tendência é para o agravamento do estado das estradas, “seja devido ao mau estado do tempo, seja pela falta de dinheiro” para a sua conservação.


Na segunda-feira, um troço da antiga EN 255, na zona de Borba, localizada entre duas pedreiras, foi engolida, provocando pelo menos dois mortos e três desaparecidos. As autoridades dizem que as operações de resgate podem demorar semanas. Os perigos daquela estrada já estavam sinalizados há pelo menos dois anos.


legislativas 2019 promosite
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    21 nov, 2018 PORTO 14:33
    SOU SÓCIO DO ACP HÁ QUARENTA E OITO ANOS . SENHOR PRESIDENTE CARLOS BARBOSA : DINHEIRO HÁ DE SOBRA; O QUE NÃO HÁ É SENTIDO DE RESPONSABILIDADE E QUANDO SURGE UMA DESGRAÇA DESTAS, O CULPADO É SEMPRE O PORTEIRO, O CONTÍNUO OU OUTRO FUNCIONÁRIO DO MESMO NÍVEL. DAQUI A UNS DIAS, JÁ NÃO SE VOLTA A FALAR DO ASSUNTO E NÃO ME VENHAM COM A CANTILENA DO CENTRALISMO OU DESCENTRALISMO.
  • Filipe
    21 nov, 2018 évora 13:43
    Agora a chatice é só Borba , vão ver as outras pedreiras na zona de Estremoz , Bencatel ... um pouco por essa zona e até onde passa estrada Nacional Internacional , esperem que aconteça o mesmo , podem sentar na sombra da Bananeira .