Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Misericórdias querem mais comparticipação do Estado na rede de cuidados continuados

07 nov, 2018 - 16:13 • Teresa Paula Costa

"Estamos a receber setenta euros por dia, por utente", avança o presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

A+ / A-

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, defendeu, esta quarta-feira, em Fátima, a necessidade do aumento da comparticipação do Estado na rede de cuidados continuados.

Manuel Lemos, que participou nas Jornadas de Cuidados Continuados Integrados, diz que o custo por utente, especialmente nas Unidades de Longa Duração, fica muito além daquilo que o Estado paga. "Na Longa Duração, a comparticipação pública não cobre claramente os custos”, garantiu.

Admitindo que “de uma maneira geral, os governantes reconhecem isso”, o presidente da UMP salientou, em declarações à Renascença, que “tem de haver um momento em que o Estado tem de fazer opções".

"Não é nem o Governo A nem o Governo B nem o Governo C, é o Estado português, e é sobre isso que temos de conversar”, enfatizou.

"Neste momento, estamos a receber setenta euros por dia, por utente”, valor manifestamente insuficiente, pelo que “na Longa Duração é preciso um acerto significativo”.

Atualmente, as Misericórdias disponibilizam mais de quatro mil camas para a Rede Nacional de Cuidados Continuados, o que representa cerca de 51% da capacidade desta rede. No entanto, é ainda preciso o dobro das camas.

Com estas jornadas, a UMP proporciona um espaço de partilha de experiências, sendo que vão ser apresentadas boas práticas na área das demências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+