Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP apresenta 47 alterações ao OE 2019, incluindo a atualização de escalões do IRS

02 nov, 2018 - 14:19

PCP apresenta quase meia centena de alterações ao Orçamento do Estado no primeiro dia do prazo.

A+ / A-

O vice-presidente do grupo parlamentar do PCP António Filipe apresentou esta sexta-feira as primeiras 47 propostas de alteração comunistas ao Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019), incluindo a atualização dos limites dos escalões de IRS conforme a inflação (1,3%).

Em conferência de imprensa, no parlamento, ladeado pelos deputados Paulo Sá e Duarte Alves, o parlamentar do PCP elencou as diversas áreas em que a sua bancada já introduziu um conjunto de tentativas de mexidas face à proposta governamental.

Fiscalidade, direitos e proteção social, ensino superior, ciência, cultura, saúde, habitação, justiça, transportes e energia foram os setores abordados pelos comunistas.

"Esta medida apresentada hoje é apenas no quadro dos sete escalões atualmente existentes, no sentido de atualizar os seus limites à taxa de inflação de 1,3%. Não há, nesta fase, a criação de nenhum escalão. O que é importante é que se mantenha a taxa efetiva constante. Se não houver atualização, a taxa vai-se agravar", disse Paulo Sá sobre a atualização dos escalões de IRS, admitindo mais iniciativas na especialidade como a criação de mais escalões até um total de 10, mais progressivos.

Segundo o deputado comunista, "em 2013, o anterior Governo PSD/CDS fez um brutal aumento de impostos, reduziu o número de escalões de oito para cinco" e, "a partir desse ano, até final dessa legislatura não mais atualizou os limites dos escalões, o que significava ligeiros agravamentos".

O PCP quer também um novo escalão no adicional ao IMI para património imobiliário superior a um milhão e meio de euros, com uma taxa de 1,5%, criação de um escalão intermédio na derrama estadual para empresas com lucros entre 20/35 milhões de euros, que abrangerá cerca de 120 grandes empresas, obrigatoriedade do englobamento em sede de IRS para contribuintes com rendimentos prediais e de capital superiores a 100 mil euros.

Na Segurança Social, os comunistas defendem o acesso à reforma antecipada e eliminação do fator de sustentabilidade estendido aos trabalhadores que descontaram para a Caixa Geral de Aposentações e às pensões por desemprego involuntário de longa duração e o reconhecimento de mineiros e trabalhadores das pedreiras como profissionais de desgaste rápido.

A manutenção do valor da propina para efeitos do cálculo e elegibilidade das bolsas de ação social escolar, reforço de residências estudantis, integração de bolseiros e valorização das bolsas, reforço de verbas até 1% do OE 2019 para a cultura, revisão do rácio de assistentes operacionais nas escolas e continuação da redução de número de alunos por turma, são outras iniciativas do PCP para a área da educação, ciência, ensino superior e cultura.

Isenção de taxas moderadoras para doentes crónicos, dispensa gratuita do medicamento genérico mais barato para maiores de 65 anos e integração das vacinas contra a meningite B e rotavírus no plano nacional de vacinação estão entre as pretensões dos comunistas para a saúde.

O PCP propõe ainda o fim da isenção do IMT (Imposto Municipal sobre Transações) para os fundos imobiliários, a manutenção do congelamento das custas judiciais, o fim das portagens nas SCUT e a criação de uma nova classe para motociclos com custos mais reduzidos.

Eliminar as penalizações das tarifas reguladas e transitórias do gás natural, deixando de penalizar os consumidores que se mantenham na tarifa regulada, o progressivo fim dos custos com a garantia de potência e serviço de interruptibilidade, redução das margens de comercialização nos preços do gás de garrafa e gás propano canalizado são outras medidas para o setor energético.

O OE 2019 foi aprovado na generalidade terça-feira, com votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e PAN e os votos contra de PSD e CDS-PP, e a sua votação final global está marcada para 29 de novembro, após discussão na especialidade, ao longo do mês, com possibilidade de introdução de alterações por todos os partidos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    02 nov, 2018 PORTO 15:26
    OS DINOSSAUROS DO COSTUME, NÃO TÊM MAIS QUE FAZER DO QUE ALTERAR O QUE APROVARAM ??

Destaques V+