Tempo
|
A+ / A-

Tribunal condena Brisa a pagar 258 mil euros a camionista que caiu de ponte na A1

30 out, 2018 - 14:11

A sentença sustenta que os "rails" colocados à data, pela concessionária da A1, a ladear a ponte, não eram suficientes para reter o pesado de mercadorias.

A+ / A-

O Tribunal Cível de Santarém condenou a Brisa a pagar 258 mil euros a um camionista porque os "rails"' de proteção não evitaram a queda do camião do viaduto d’Asseca, na Autoestrada do Norte (A1), em 2009, após despiste.

A sentença agora proferida, a que a agência Lusa teve acesso, sustenta que os "rails" colocados à data, pela concessionária da A1, a ladear a ponte, não eram suficientes para reter o pesado de mercadorias, conduzido pela vítima, atualmente com 41 anos, que ficou com lesões permanentes e com uma incapacidade de 71%, na sequência da queda de uma altura de cerca de 25 metros, na zona de Santarém, a 31 de julho de 2009, quando circulava no sentido Lisboa-Porto da A1.

O tribunal sublinha que a Brisa “adotou uma conduta ilícita, desconforme com a ordem jurídica, tendo violado a norma de proteção/disposição legal destinada a proteger interesses alheios”, incorrendo dessa forma na “omissão do dever” de manter as autoestradas por si exploradas "em bom estado de conservação e perfeitas condições de utilização" e realizando todos os trabalhos necessários para manter "os padrões de qualidade" que melhor servem os direitos dos utentes.

Este dever “inclui, incontestavelmente, o dever de se proceder à solidarização, através dos adequados mecanismos de transição, das barreiras de segurança existentes na via com aquelas existentes na ponte", de modo "a evitar a queda dos veículos que se venham a despistar”, indica a sentença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Amaral
    31 out, 2018 Cascais 22:47
    Fez-se Justiça, mas lamentavelmente 10 anos depois!!! Entretanto a vitima sofreu todo esse tem sem a devida indemnização. Isto se esta sentença não seguir um longo trajecto de recursos .na realidade em Portugal a justiça tem letra pequena....
  • Wilson Barbosa Barbosa
    31 out, 2018 Bissau 15:42
    Estou sempre com a rádio renascença todos os dias e todas as horas, a vossa aplicação é muito importante para mim, porque fico mesmo a par de tudo o que se passa no mundo. Muito Obrigado mais uma vez.

Destaques V+