Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Poupar em Portugal é difícil. Deco pede alívio da carga fiscal

26 out, 2018 - 10:16

Associação de Defesa do Consumidor alerta para a falta de incentivos à poupança em Portugal e propõe a redução da taxa liberatória de imposto sobre os produtos de aforro.

A+ / A-

Para a associação Defesa do Consumidor, os consumidores não têm razões para celebrar o Dia Mundial da Poupança no próximo dia 31 de outubro. A Deco alerta que a taxa de poupança está em mínimos históricos, o rendimento dos depósitos praticamente a zero e a taxa de imposto sobre as típicas aplicações de aforro é das mais elevadas da zona euro.

Em Portugal, na maior parte dos produtos de aforro é retirado 28% do rendimento para imposto, independentemente do montante. É uma das taxas liberatórias mais elevadas do espaço europeu, que se agravou em oito pontos percentuais (de 20% para 28%) nos últimos oito anos.

A revista financeira Proteste Investe analisou a tributação das poupanças em outros países Europeus, e destaca o caso da Bélgica, que isenta os juros de depósitos até 960 euros anuais, beneficiando os pequenos aforradores.

Sobre os juros de um depósito a prazo de 100 mil euros, os espanhóis pagam 19% e os italianos 26%, percentagens inferiores à praticada em Portugal. É, para a Deco, uma “tributação cega”, e que “em nada estimula a poupança das famílias portuguesas”, com uma taxa de poupança de apenas 4,4% do rendimento disponível, bastante abaixo da média da zona euro (12%).

Isto não se pode justificar apenas pelo baixo rendimento das famílias, ou pela oferta de taxas próximas de zero, ou mesmo nulas em muitos depósitos bancários.

Não há incentivo à poupança em Portugal, como se comprova pela queda da procura de produtos de poupança de dívida pública, que tem diminuído bastante nos últimos meses, nomeadamente após as últimas alterações nos Certificados do Tesouro e de Aforro, afirma a associação Defesa do Consumidor, que aponta também a falta de conhecimentos e iliteracia financeira como possíveis responsáveis pelo descurar da poupança e de alguns erros na escolha dos produtos.

“Portugal está cada vez mais distante da média europeia e a falta de incentivos, literacia financeira e não educação para a poupança pode tornar-se num grande problema para as próximas gerações. É necessário estimular a poupança de longo prazo, e para isso seria adequado desagravar a taxa de imposto sobre o rendimento destes produtos financeiros”, escreve a Deco, em comunicado.

A redução da taxa liberatória de imposto sobre os produtos de aforro é uma proposta dos consumidores, que a associação fará chegar aos grupos parlamentares e Ministério das Finanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+