Tempo
|
A+ / A-

BMW vai chamar mais de 25 mil carros em Portugal

23 out, 2018 - 12:57

A marca alemã revelou um "mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape" nas viaturas a gasóleo produzidas entre agosto de 2010 e agosto de 2017.

A+ / A-

A BMW vai chamar mais de 25 mil carros para revisão, em Portugal devido a problemas no circuito de refrigeração dos gases do escape.

Fonte oficial da marca em Portugal disse à agência Lusa que no país “estão afetados 25.084 veículos por esta ação técnica”, que, segundo a BMW, inclui as viaturas produzidas entre agosto de 2010 e agosto de 2017. No total a chamada a revisão envolve 1,6 milhões de viaturas.

Em 8 de agosto, foi dada a informação que quase 2.400 veículos BMW seriam chamados à revisão em Portugal, num total de 324 mil veículos com motor a gasóleo em toda a Europa, devido a perigo de incêndio.

“Não haverá custos para os clientes”, garantiu fonte oficial, na altura, acrescentando que o processo demora entre uma a três horas, “dependendo se a parte respetiva tem defeito e tem que ser mudada, ou não”.

Informação atualizada pela marca alemã, enviada hoje à Lusa, refere que uma investigação da BMW revelou que um “mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape (EGR) pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo”.

“O Grupo BMW decidiu levar a cabo uma ação técnica para verificar o módulo EGR e substituir eventuais componentes danificados em possíveis veículos a gasóleo afetados”, segundo o mesmo texto, o qual indica que, em alguns casos, o radiador do módulo EGR pode apresentar fugas de líquido de refrigeração que se acumula.

“Quando combinado com sedimentos de óleo e carvão, este líquido pode tornar-se combustível. Devido às altas temperaturas dos gases de escape nesta unidade, estes depósitos podem inflamar-se e provocar, em casos extremos, um fogo”, explicou a marca.

Depois das ações técnicas de agosto, a marca avançou com análises de casos individuais que não estavam incluídos inicialmente e que “não demonstraram possuir qualquer tipo de risco significativo para os clientes”.

“Ainda assim, foi decidido reduzir ainda mais qualquer tipo de risco, alargando as diferentes ações técnicas por país, de forma a manter a confiança dos clientes no nosso produto”, pelo que as duas ações técnicas envolvem 1,6 milhões de veículos em todo o mundo.

“Na Europa estão afetados 1,18 milhões de veículos, sendo que em Portugal 25.084 veículos são afetados”, segundo a mesma informação da BMW, que garante que todos os clientes com veículos envolvidos nesta ação técnica serão contactados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    23 out, 2018 Lisboa 14:40
    A Bmw deveria ter recuado ao ano 2007 Tenho o mesmo problema com a viatura Bmw x3 com risco de incêndio e a Bmw nunca reconheceu !! Só substituição de filtro de partículas e turbo que entupido sempre pago por mim

Destaques V+