Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - Os portugueses "abandonados" na Venezuela - 10/10/2018

Casa Comum

“Governo acordou tarde" para drama dos portugueses na Venezuela

10 out, 2018


As linhas gerais do Orçamento do Estado para 2019, a primeira volta das presidenciais no Brasil, os mais recentes desenvolvimentos no caso de Tancos e a crise na Venezuela que atinge milhares de portugueses e lusodescendentes foram temas em destaque no programa Casa Comum desta semana, com o eurodeputado do PSD Paulo Rangel e o presidente da Câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina. Sobre a questão da Venezuela, Paulo Rangel diz que “o Governo acordou tarde”, durante três anos houve “total abandono” dos portugueses na Venezuela, que só mudou recentemente.

Grande destaque esta semana para os planos das contas portuguesas para 2017. As metas macro-económicas já foram definidas: crescimento de 2,2%, um défice de 0,2% e uma taxa de desemprego de 6%. Para Paulo Rangel, estes números não são um problema, uma vez que "só a primeira versão do OE de 2016 é que veio totalmente reescrita de Bruxelas". O eurodeputado acha que há algum optimismo no crescimento económico, mas que quase tudo se resume numa fórmula que é "o PS enveredou por um Estado salarial e desfazer um Estado social". Rangel queixa-se do estado em que está o sector da Saúde e diz que "nem nos tempos da troika se faziam estes cortes num serviço básico como este". O social-democrata lembra os cortes feitos na Protecção Civil (com repercussões nos incêndios do ano passado) e na Prevenção Rodoviária: "Há quanto tempo não temos uma campanha contra a sinistralidade? E os resultados estão à vista...".

Sobre possíveis aumentos das taxas de juro vindas do BCE e que podem baralhar todas as contas do Governo, Fernando Medina diz que "já ninguém questiona este OE, com metas traçadas" e rigorosas. Nem parece em perigo a aprovação por parte da Comissão Europeia.

"Simpatia por Chavez resultou num esquecimento do problema chamado Venezuela"

Para Paulo Rangel, o Governo português "foi assobiando para o lado" em relação ao regime venezuelano e está a acordar tarde para o problema criado naquele país sul-americano com centenas de milhares de emigrantes portugueses que podem querer regressar às origens por causa da instabilidade.

E Bruxelas e Lisboa como devem lidar com Caracas? Para Fernando Medina, deve haver "firmeza, descrição, mas eficácia". A questão é a de termos 600 mil portugueses naquele país e o diálogo tem de ser cauteloso.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.