Tempo
|
A+ / A-

OE2019

PSD preocupado com subida de taxas de juro e mantém em aberto voto ao Orçamento

09 out, 2018 - 13:51

Fernando Negrão foi recebido pelo Ministro das Finanças, lamentando as “respostas vagas” de Mário Centeno.

A+ / A-

O PSD manifestou-se esta terça-feira preocupado com a eventual subida das taxas de juro no próximo ano, cenário que diz ter sido admitido pelo Governo, e mantém em aberto o sentido de voto em relação ao Orçamento do Estado.

"Este Governo viveu durante estes anos com o benefício das taxas de juro muito baixas, essas taxas vão começar a subir. O próprio ministro reconheceu isso e reconheceu a necessidade de cautelas, mas não nos explicou em pormenor que cautelas deverão ser essas", afirmou o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, no final de uma reunião com o titular da pasta das Finanças, Mário Centeno, na Assembleia da República, sobre as linhas gerais da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019.

Negrão manifestou-se "satisfeito" com o cenário macroeconómico previsto pelo Governo, de redução do défice e do desemprego, mas lamentou que tenham sido dadas "poucas respostas concretas" na reunião.

Questionado sobre o sentido de voto do PSD em relação à proposta orçamental do executivo, o presidente da bancada social-democrata remeteu para a resposta que tem sido dada pelo líder do partido, Rui Rio.

"Naturalmente que não há nenhuma decisão, o presidente do PSD tem dito que uma decisão só depois de analisado o Orçamento do Estado", afirmou.

Fernando Negrão referiu que o PSD fez, na reunião com Mário Centeno, muitas perguntas "na área da poupança", lamentando que, também nesta matéria, o Governo tenha dado "respostas vagas".

"O que quer dizer que tivemos uma reunião interessante, em que fizemos muitas perguntas e muitas respostas de caráter macroeconómico e poucas respostas concretas sobre realidade dos problemas", afirmou.

Sobre o cenário macroeconómico apresentado pelo Governo, sem se referir a valores, Fernando Negrão salientou que "naturalmente a redução do défice satisfaz o PSD", tal como a redução prevista do desemprego.

"Agora, a redução do défice é obvia e tinha de acontecer. A redução do desemprego também é uma boa medida, mas tem um problema que é a qualidade do emprego e aí achamos que o Governo não investiu aquilo que devia ter investido", defendeu.

Questionado sobre o sentido das propostas de alteração que o PSD também já anunciou que irá apresentar ao próximo Orçamento, Negrão afirmou que só depois da entrega do documento serão decididas.

"Naturalmente que não posso ter uma ideia definitiva a seguir à reunião", afirmou.

Por lapso, o líder parlamentar do PSD referiu por duas vezes a data de entrega do Orçamento do Estado para 2019 como sendo a 29 de outubro (e não a 15, como está previsto), dia em que arranca a discussão do documento na generalidade no parlamento.

Sobre se acredita na meta da dívida pública traçada pelo Governo, Negrão respondeu: "Acredito na meta da dívida pública na medida da redução do défice".

O primeiro partido a reunir-se com o Governo foi o PAN e, no final, o deputado único André Silva afirmou que o ministro das Finanças lhe comunicou que prevê um crescimento de 2,2%, um desemprego de 6% e uma redução da dívida para 117% do PIB em 2019.

Já sobre o valor do défice para o próximo ano, André Silva referiu um intervalo entre zero a 0,2%.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    09 out, 2018 Seixal 16:11
    Quando o líder parlamentar dos incompetentes do PSD nem a data de entrega do O.G.E. memorizou, porque haveria o ministro das finanças entrar em mais detalhes.

Destaques V+