Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo dominado no Parque Natural Sintra/Cascais

07 out, 2018 - 11:28

A informação é avançada à Renascença por fonte da Proteção Civil, segundo a qual os trabalhos vão prolongar-se ainda por “muitas horas”.

A+ / A-

Está dado como dominado o fogo que começou no sábado à noite na serra de Sintra e se alastrou a grande velocidade ao concelho de Cascais.

Depois de uma madrugada de trabalho intenso, o combate foi reforçado nesta manhã de domingo com a ajuda de meios aéreos. Perto das 9h00, a preocupação das autoridades eram as frentes na Charneca e na Malveira, que ainda estavam muito ativas.

O fogo foi dado como dominado pelas 11h30, segundo informação da Proteção Civil à Renascença.

Aviões abastecem na Praia do Tamariz para combater incêndio em Cascais/Sintra
Aviões abastecem na Praia do Tamariz para combater incêndio em Cascais/Sintra

“O incêndio está dominado e é expectável que o seu perímetro não aumente. Existem ainda pequenos focos que estão a ser combatidos, quer com recurso aos meios aéreos que temos no teatro de operações quer com recurso aos meios terrestres e o que estão a fazer é a consolidação de todo o perímetro do incêndio por forma a que ele não se reative”, afirma o comandante operacional Paulo Santos.

Por se tratar de “uma zona de serra com muitas áreas com manta morta de espessura considerável, uma zona também com difíceis acessos, os trabalhos irão prolongar-se por muitas e muitas horas”, refere a mesma fonte.

Nesta altura, estão envolvidos no combate ao fogo 221 veículos, 738 operacionais e sete meios aéreos, sendo que não estão todos em simultâneo em combate”, ressalva o comandante operacional.

Segundo o último balanço oficial, este incêndio provocou 18 feridos leves, a maioria dos quais operacionais no terreno.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+