Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 16/03/2018

Visto de Fora

“O primeiro-ministro está armar-se demasiado!”

16 mar, 2018 • Ricardo Conceição


O discurso de António Costa no Parlamento Europeu faz um retrato de um país que para os comentadores do Visto de Fora não existe. O país está melhor, mas as dificuldades dos portugueses continuam, alertam Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici

“Mais e melhor emprego?” a pergunta é feita com espanto por Olivier Bonamici num comentário ao discurso de António Costa. O primeiro-ministro português participou esta semana num debate no Parlamento Europeu em que deixou várias ideias para o futuro da União Europeia e falou dos êxitos nacionais.

António Costa “está a amar-se demasiado”, diz Olivier Bonamici. O jornalista francês afirma que Portugal está melhor do ponto de vista económico, mas os portugueses continuam a sofrer na pele os efeitos da crise financeira, nomeadamente nos baixos ordenados, segundo Bonamici.

A parceira de debate, Begoña Iñiguez, partilha do ponto de vista do jornalista francês ao dizer que os políticos, por vezes, parecem “isolados da realidade”. No entanto, a jornalista espanhol defende que António Costa criou “um novo modelo” de governação e é muito importante a forma como transmite “otimismo e não tristeza”. A forma de estar é fundamental na política.

Nesta edição do Visto de Fora falamos ainda da crise Londre vs Moscovo. Os nossos comentadores acreditam que o conflito vai permanecer no campo diplomático e não é alheio às eleições presidenciais russas do próximo domingo.


E por cá?

O surto de sarampo no norte do país é também noticia em Espanha. Begoña Iñiguez contou esta semana o que se está a passar no norte do país. A jornalista espanhola está preocupada com o desinvestimento na saúde e na forma como as autoridades estão a lidar com estes casos ao “não dar grande importância”.

Esta semana falamos ainda do CDS e de Assunção Cristas. Para Olivier Bonamici não é fácil liderar um partido depois de Paulo Portas “o politico mais brilhante em Portugal” dos últimos tempos. O jornalista francês elogia Cristas, mas considera que enferma de excesso de otimismo e avisa que “sem uma ideia nova” nunca irá derrotar este PS.

Begoña Iñiguez concorda em parte com o parceiro de debate, mas entende que o CDS traz “frescura” no panorama político português sem perder a identidade de centro-direita. Para a jornalista espanhola, um dos problemas poderá estar no facto de Assunção Cristas ser mulher, o que na sociedade portuguesa (e depois das opiniões que ouviu esta semana) pode ser um entrave.

Nesta edição do "Visto de Fora" (emitida no Dia do Sono) falamos ainda do Vitinho e da forma como os portugueses cantam o "Parabéns a Você".


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.