Tempo
|
A+ / A-

ONU riu-se do discurso de Trump

25 set, 2018 - 18:20

Presidente norte-americano fez o auto-elogio da sua Administração, rejeitou o multilateralismo e acusou o Irão de estar a semear “o caos, a morte e a destruição” no Médio Oriente.

A+ / A-
Trump faz auto-elogio na Assembleia Geral da ONU. Diplomatas riem-se
Trump faz auto-elogio na Assembleia Geral da ONU. Diplomatas riem-se

Críticas ao Irão, ao multilaterismo, elogios à sua administração e um momento insólito, marcaram o discurso desta terça-feira do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na assembleia geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Primeiro, o momento insólito. Trump disse aos líderes mundiais que, em dois anos de mandato, conseguiu mais do que quase todos os seus antecessores.

A declaração provocou gargalhadas e burburinho na sala, levando o líder americano a reagir em tom de surpresa: “não esperava essa reação, mas está bem”.

Os Estados Unidos estão agora mais fortes, mais ricos e mais seguros, reforçou Trump.

Após este momento, os utilizadores do Twitter não perdoaram e recordaram um tweet que Trump escreveu em 2014 para Obama: "Precisamos de um Presidente que não seja motivo de chacota para o mundo inteiro. Precisamos de um líder verdadeiramente grande, um génio da estratégia e da vitória. Respeito!"

Os internautas devolvem a frase ao seu autor, acusando o Presidente norte-americano de ser motivo de chacota para os líderes mundiais presentes na Assembleia Geral da ONU.

Noutra passagem da sua intervenção, Trump acusou o Irão de ser uma “ditadura corrupta” que está a semear “o caos, a morte e a destruição” no Médio Oriente.

As autoridades de Teerão “não respeitam os seus vizinhos nem as suas fronteiras ou a soberania das nações”, prosseguiu o líder norte-americano, que admite novas sanções à República Islâmica.

No seu discurso de 35 minutos, Donald Trump defendeu as suas políticas nacionalistas de “América primeiro” e criticou o multilateralismo.

Também criticou as práticas comerciais da China, destacou a aproximação à Coreia do Norte, mas não falou sobre a presença militar russa na guerra da Síria ou da interferência de Moscovo nas eleições norte-americanas.

O dos pontos fortes da intervenção foi o direito da América em prosseguir o seu caminho no mundo.

“Eu honro o direito de todas as nações nesta sala para seguirem os seus costumes, crenças e tradições. Os Estados Unidos não vos dirão como devem viver, trabalhar ou rezar. Só pedimos que honrem a nossa soberania também”, sublinhou Trump.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Trumpe
    26 set, 2018 Telheiras 17:23
    Lá diz o povo "muito riso, pouco siso". Acho que fizeram bem em rir. Rir faz bem à saúde. A ONU é um circo, e o seu secretário geral o maior palhaço. Por isso é que o pessoal se farta de rir na Assembleia, que é o mesmo que dizer, quando há circo.
  • Zé Português d Braga
    26 set, 2018 Braga 15:35
    E quem eram os que se riram? líderes de quê, será que são democratas, respeitadores dos direitos humanos ou mais um bando de lambe botas de mão esticada e que Deus te pague.

Destaques V+