Tempo
|
Luís António Santos
Opinião de Luís António Santos
A+ / A-

​Cinco anos depois de Francisco em Lampedusa

09 jul, 2018 • Opinião de Luís António Santos


Decidiu, na altura, chamar a atenção do mundo, mas sobretudo da comunidade cristã, para as tragédias humanas dos fluxos migratórios com destino à Europa.

Fez este domingo cinco anos que o Papa Francisco escolheu como destino da primeira viagem do seu Pontificado a ilha italiana de Lampedusa.

Decidiu, na altura, chamar a atenção do mundo, mas sobretudo da comunidade cristã, para as tragédias humanas dos fluxos migratórios com destino à Europa e para o que passou a designar como ‘globalização da indiferença’. Durante a homilia, no campo desportivo ‘Arena’, em Salina, o Papa disse: “Senhor, nesta Liturgia, que é uma liturgia de penitência, pedimos perdão pela indiferença por tantos irmãos e irmãs; pedimo-Vos perdão, Pai, por quem se acomodou, e se fechou no seu próprio bem-estar que leva à anestesia do coração; pedimo-Vos perdão por aqueles que, com as suas decisões a nível mundial, criaram situações que conduzem a estes dramas.”

Passado todo este tempo, a União Europeia atirou algum dinheiro para cima do problema (através de um acordo de ‘retenção’ de migrantes com a Turquia e de acordos de dimensão menor com outras nações), investiu mais numa força militar de patrulhamento do Mediterrâneo e, mais recentemente, começou a discutir planos para a construção de ‘campos de acolhimento’ em alguns territórios europeus e nalguns dos países de partida; ao mesmo tempo, através de ações políticas isoladas, alguns governos escolheram fechar fronteiras e erigir barreiras físicas.

Nada disto resolveu coisa nenhuma. E muito pouco disto teve a ver com a mensagem original do Papa Francisco em Lampedusa. Talvez por isso, na semana passada, durante uma missa para assinalar precisamente a sua ida à ilha, o Papa tenha voltado ao assunto: “Perante os desafios migratórios da atualidade, a única resposta sensata é a solidariedade e a misericórdia; uma resposta que não faz demasiados cálculos, mas exige uma divisão equitativa das responsabilidades, uma avaliação honesta e sincera das alternativas e uma gestão prudente”.

É curioso e assustador ao mesmo tempo pensar que algumas das nações com posicionamentos políticos mais intransigentes nesta questão da dignidade dos migrantes são as que se dizem mais defensoras de uma matriz Cristã da União Europeia.

É só mais um paradoxo, numa crise que é, sobretudo, política e que, no limite, pode tornar-se no rastilho para o fim objetivo do mais interessante projeto político que a Humanidade conheceu

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    10 jul, 2018 TERRADOMEIO 19:09
    Bom, só a existência de uma agenda política, convicta e determinada, é que pode justificar que o clamor histérico anti-migrantes vá subindo de tom na proporção inversa do número de migrantes que nos vão "invadindo", não é? Verdadeiramente curioso, assustador e paradoxal, é que cristãos assumidos, para mais gente educada e até de elite, escrevam nos media coisas como o que passo a citar: "Sim, o populismo xenófobo cavalga a crise dos refugiados - mas só o faz porque a islamização da Europa (a grande maioria dos refugiados é muçulmana) está em curso". Sic, e sem descontextualizações, embora não refira o nome do autor para ver se escapo ao Index. Portanto, mais palavras para quê? Para lá de quaisquer outras considerações, gente de pouca fé e sem grande fé na fé dos outros...