Tempo
|
A+ / A-

Sindicato dos estivadores promove manifestação em Lisboa

20 set, 2018 - 09:39

Protesto começa às 15h00, entre o Cais do Sodré e a Assembleia da República.

A+ / A-

Os trabalhadores portuários associados do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) manifestam-se hoje, dia em que iniciam uma greve contra a proliferação de práticas antissindicais, que se prolonga até 08 de outubro.

Hoje, os estivadores iniciam, pelas 15h00, uma manifestação entre o Cais do Sodré e a Assembleia da República, em Lisboa, que contará com uma delegação da CGTP-IN, encabeçada pelo secretário-geral, Arménio Carlos.

A greve será de 24 horas hoje e na sexta-feira e irá abranger os portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal (Madeira), Ponta Delgada e Praia da Vitória (Açores). Nos dias seguintes, a greve passa a ser apenas ao trabalho extraordinário.

De acordo com um comunicado do SEAL, na base destes protestos está “a crescente proliferação de prática antissindicais nos diversos portos portugueses”.

No mesmo documento, o sindicato esclareceu que a greve envolverá todos os trabalhadores portuários efetivos e também aqueles que possuam vínculo contratual de trabalho portuário de duração limitada.

“As empresas portuárias dos referidos portos, em inúmeros casos coniventes com os sindicatos locais, protagonizam e induzem uma série de comportamentos que configuram diferentes tipos de assédio moral, desde a perseguição à coação, desde o suborno à discriminação, desde as ameaças de despedimento até à chantagem salarial”, indicou o sindicato no comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel
    20 set, 2018 lisboa 12:18
    isto só vai com uma ditadura.

Destaques V+