Tempo
|
A+ / A-

Nazaré aprova concurso para instalação de um cabo entre o Sítio e a praia

20 set, 2018 - 19:02

Descida em slide terá cerca de 800 metros, confirma presidente da autarquia.

A+ / A-

A Câmara da Nazaré vai abrir concurso para a instalação de um projeto de "zipline" que permitirá fazer uma descida de 800 metros, entre o Sítio e a Praia, por cabo aéreo.

A abertura do concurso público para a concessão da utilização privativa de domínio público municipal para a implantação do projeto "Zipline Nazaré" foi aprovada pelo executivo, visando "aumentar as atrações turísticas ao longo de todo o ano e combater a sazonalidade", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Walter Chicharro.

A Zipline ou tirolesa é uma experiência que "permitirá a descida entre o Sítio e a Praia por cabo aéreo de aço, numa extensão de pelo menos 800 metros", explicou o autarca, que pretende concessionar o projeto a uma empresa privada por um período de 20 ou de 25 anos, conforme "o volume de investimento que vier a ser efetuado".

De acordo com os termos do concurso, a que a Lusa teve acesso, a torre de partida ficará localizada num terreno pertencente ao domínio público municipal, situado a norte da Estrada do Farol, devendo a localização de chegada "ser definida pelo concessionário, respeitando a distância de descida e as questões de segurança", acrescentou Walter Chicharro.

Para o autarca trata-se de "mais um projeto para a atração de investidores e criação de receitas municipais", já que a utilização do equipamento pressupõe o pagamento de uma percentagem dos lucros à autarquia.

Verbas que, segundo o presidente, "contribuíram para a realização de maiores investimentos locais bem como para a redução da dívida da autarquia, tal como tem vindo a ser feito desde o início da atual gestão".

Em nota de imprensa, a Câmara da Nazaré considerou hoje o projeto "estratégico" e integrado "no eixo de combate à sazonalidade, que tem vindo a ser realizado através de inúmeros investimentos na qualificação e atratividade do território".

O concelho da Nazaré é, na mesma nota, considerado "uma marca turística incontornável de Portugal há décadas" e que vive atualmente "um marcado sucesso caracterizado por uma internacionalização bem visível na presença de cidadãos de todo o mundo" ao longo de todo o ano.

A abertura do concurso público para a concessão da utilização privativa de domínio público municipal para a implantação do projeto "Zipline Nazaré" será no próximo dia 28 sujeito à aprovação da Assembleia Municipal da Nazaré, onde o PS detém a maioria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CDU Nazaré
    11 out, 2018 Nazaré 15:19
    Este concurso ainda não chegou a ser aprovado em Assembleia Municipal e há um movimento de oposição, cívico e político, a que se implemente este projecto no promontório do Sítio da Nazaré, tal como está concebido no caderno de encargos apresentado a discussão e votação. Devemos salvaguardar o património natural e paisagístico da Nazaré, que já extravasou fronteiras, e declarar o promontório do Sítio da Nazaré como Geomonumento nacional. Comunicado da CDU Nazaré sobre a tirolesa: https://www.facebook.com/CDUNazare/photos/a.783460205186820/935558819976957/?type=3
  • uomem
    24 set, 2018 lisbon 16:45
    ideia inteligente , ponto turístico de grande mais valia interessante

Destaques V+