Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Natalidade. Emigração durante a “troika” tirou 19 mil bebés a Portugal

07 set, 2018 - 11:45

Especialista do Laboratório de Demografia da Universidade de Évora defende necessidade de fazer regressar quem emigrou e dar garantias de qualidade vida em Portugal.

A+ / A-

Portugal perdeu entre 13 mil a 19 mil nascimentos com a emigração verificada no país, entre 2011 e 2015. Os números são avançados por um estudo feito pelo Laboratório de Demografia da Universidade de Évora.

O documento vai ser apresentado publicamente esta sexta-feira.

Em declarações à Renascença, uma das autoras do estudo, Maria Filomena Mendes, explica que nestes anos da “troika”, houve menos nascimentos, porque muitos casais - em idade fértil - foram forçados a emigrar.

“As dificuldades financeiras são efetivamente um fator que pode reduzir o número de filhos e pode também fazer com que as mulheres e os homens em Portugal adiem o nascimento desses filhos”, explica.

Maria Filomena Mendes defende a importância de incentivar o regresso de quem saiu do país. “Muitos destes imigrantes foram na expectativa de voltar quando as condições de vida no país, de emprego, de trabalho fossem diferentes. É importante incentivar esse retorno dos imigrantes, não apenas pela questão da natalidade, mas também pela questão do declínio demográfico em que nos encontramos e do forte envelhecimento da população”, acrescenta.

Esta especialista refere ainda que não basta, no entanto, fazer regressar os emigrantes. “É importante também que os jovens que retornam tenham a expectativa de que o seu futuro em Portugal será um bom futuro”, diz, dando como exemplo a necessidade de ter “em termos de economia, economia do país, garantias de continuarmos a crescer e também a garantir a esses mesmos jovens que regressando podem ter um nível de vida, um nível de qualidade de vida compatível com aquilo que são os seus anseios, as suas ambições, as suas expectativas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 07 set, 2018 Bairro 17:23
    Não fazia ideia que a RR era assim tão faciosa. Sois uma cambada de comunistas!!
  • Tó Zé Seguro
    07 set, 2018 Troi...a 14:39
    TROIKA?? Qual Troika? Só se for a troika PS, CDU, BE!! Isso é que é uma bela Troika! Ó meuszzzz amigoszzz, a troika já acabou há quase 4 anoszzz!! Agora a "troika já é outra! É a troika dos que perderam as eleições!!

Destaques V+