Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo quer criar Centro de Competências da Floresta

06 set, 2018 - 12:06

É uma das medidas da nova estratégia para o setor, publicada esta quinta-feira em Diário da República.

A+ / A-

O Governo pretende criar um centro de competências formativo para as temáticas associadas à floresta, por forma a gerar uma rede de conhecimento, investigação e divulgação de boas práticas.

O Centro de Competências da Floresta será criado "aproveitando estruturas físicas, de recursos humanos e tecnológicas já existentes", refere a resolução do Conselho de Ministros publicada esta quinta-feira em Diário da República.

Esta é uma das 65 medidas adicionais do Programa de Valorização do Interior, aprovado no Conselho de Ministros que decorreu na Pampilhosa da Serra, em julho.

Segundo a resolução, a criação do centro de competências "permitirá capacitar e credenciar recursos humanos das empresas que desenvolvem a sua atividade no setor florestal, dos agentes da proteção civil e, em particular, daqueles ligados à proteção florestal e ao combate aos incêndios florestais".

Este centro de competências será um dos polos daquilo que o Conselho de Ministros denomina de "um 'cluster' florestal da Região Centro", que estará vocacionado "para a promoção e valorização das florestas de pinheiro-bravo e autóctones".

Esta nova estrutura juntar-se-á a outros polos, como o Centro de Biomassa para a Energia, o Centro de Inovação e Competências da Floresta, o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova e o BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação.

"O reforço da ligação entre as entidades envolvidas dinamizará atividades que promovam o conhecimento nas áreas da produção florestal, designadamente da produção de plantas, instalação e condução de povoamentos florestais, das operações florestais" e "relacionadas com o corte, rechega e transporte de material lenhoso", refere a resolução.

O centro vai também trabalhar na formação técnica associada ao planeamento de espaços rurais, conservação e preservação de recursos naturais, prevenção contra fatores bióticos e abióticos, combate a incêndios ou promoção do território e dos produtos endógenos.

Na resolução agora publicada em Diário da República, está também previsto o alargamento do projeto do sistema de cadastro simplificado, através da criação de uma rede de centros de competência regional ou municipal para tratar e partilhar informação cadastral, por forma a garantir uma "decisão mais informada e capaz sobre o ordenamento e proteção do território".

O documento aprovado em Conselho de Ministros estabelece outras dezenas de medidas focadas na valorização do interior, nas mais diversas áreas, seja na floresta, política fiscal, cultura, educação ou economia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mao
    07 set, 2018 lisboa 15:41
    Há dias estava a houvir uma discussão sobre incêndios e floresta deveras interessante.Um dos intervenientes pôs em causa a lei das limpezas e as razoes dos fogos com teoria contraria á atual e a emissão foi encerrada.Falha técnica,censura?As verdades fazem mossa e há quem lide muito mal com o contraditório e o erro tentendo impedi-lo a todo o custo.Exemplos recentes Marie le pen e tentativa de abafar conferencia dos chamados negativistas de certas teirias climáticas.Estamos a transformarmo-nos na antiga URSS???Clima de intolerância igual a ditadura.Temos em termos mais remotos o confronto com Nogueira Pinto.Nao vejo os ditos democratas serem democratas mas autênticos stalinistas/totskistas.
  • Fernando Machado
    06 set, 2018 Portof 19:36
    Mais uns tachos...

Destaques V+