Tempo
|
A+ / A-

“Era chique ter uma conta na Suíça”. Frases que marcam a Operação Marquês

06 set, 2018 - 16:00 • Dina Soares

Termina esta quinta-feira o prazo para os arguidos decidirem se pedem a abertura da instrução do processo. Alguns já o fizeram, mas está por saber se outros, entre os quais José Sócrates, vão fazê-lo.

A+ / A-

Veja também:


O antigo ministro Armando Vara e o empresário Carlos Santos Silva já anunciaram que vão pedir a abertura da instrução do processo judicial. Resta saber se os restantes arguidos, entre os quais José Sócrates, também o irão fazer. O prazo termina esta quinta-feira, já com multa (sem multa era até segunda-feira).

Trata-se de uma nova fase de um processo que já vai longo – seja qual for o ponto de vista de que é analisado: duração, número de arguidos, de crimes, de testemunhas, de buscas…

O inquérito culminou com a acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira, descritos numa acusação com mais de quatro mil páginas.

José Sócrates é o principal arguido. O antigo primeiro-ministro está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Chegou a estar preso preventivamente durante dez meses, na cadeia de Évora e em prisão domiciliária.

O processo judicial começou em 2014 e envolveu mais de duas centenas de buscas e a audição de outras tantas testemunhas. Foram recolhidos dados em cerca de meio milhar de contas bancárias.

Ao longo destes anos, correu muita tinta e os protagonistas do caso fizeram muitas declarações. Aqui ficam algumas frases inesquecíveis dos atores mais mediáticos deste caso.

  • "O Ministério Público está sob suspeita de não cumprir prazos legais, de ter abusado dos seus poderes e de não ter dirigido a investigação a um crime, mas ter posto todos os seus poderes ao serviço de uma perseguição a alguém." – José Sócrates, a 9 de abril de 2016, numa conferência em Barcelos.
  • "Eu vou lutar até ao fim, até à exaustão. Eles estão a perceber isso" – Ricardo Salgado, antigo presidente do BES, na primeira entrevista que deu, três anos depois do colapso do banco; “Dinheiro Vivo” (22/07/2017).
  • “Nunca me lembro de ter chamado chefe àquela pessoa em quem está a pensar” - Armando Vara, antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos, no interrogatório da Operação Marquês sobre se se estava a referir a José Sócrates quando falava do “chefe” nas conversas telefónicas escutadas.
  • “Queria deixar muito claro que eu nunca fiz nada, lícito ou ilícito, a troco de qualquer favor, financeiro ou o que quer que seja. Claro! Nunca fiz! Nunca fiz! Ponto final!” - Zeinal Bava, antigo administrador da PT, no interrogatório da Operação Marquês.
  • “Sabe que, isto… o senhor é muito novo e eu posso escandalizar com isso, mas naquela altura era… era… era chique ter uma conta na Suíça. (…) Mas de qualquer modo, achei que esse pagamento, dos seis milhões, foi generoso.” – Henrique Granadeiro, antigo administrador da PT, no interrogatório da Operação Marquês sobre a origem da sua conta na Suíça.
  • “Era mesmo por amizade e porque achava que ele tinha um estatuto; queria proporcionar-lhe as condições para continuar a fazer a sua vida de diplomata, que ele pudesse fazer uma vida para honrar alguns compromissos que tinha. Ele tem que sustentar a mãe.” – Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, no interrogatório da Operação Marquês sobre os pagamentos das contas de José Sócrates.
  • “Foi o Dr. Ricardo Salgado… hmmm… que, numa das minhas vindas a Portugal, pediu p’a eu passar lá no banco [BES]. (…) E pediu-me se eu podia fazer… tinha uns compromissos… e tinha a pagar cerca de 12 milhões de dólares [que seriam afinal 12 milhões de euros] (…). Se conhecia (…) o Carlos Santos Silva, eu disse que sim… se tinha conta no… na UBS, eu também disse que sim. Eeeeee… e se… eu podia fazer esses… pagamentos, não é? E eu disse: ‘Sim, Ricardo, se precisas, eu faço, não tenho problema nenhum.’” – Helder Bataglia, empresário luso-angolano e antigo homem forte do Grupo ESCOM, no interrogatório da Operação Marquês sobre o seu papel como intermediário em pagamentos a Carlos Santos Silva.
  • “Oh Carlos, olha também eu gostava de ter uma conta na Suíça, porque se eu um dia tivesse um ‘pé-de-meia’ era lá que gostava de ter.” – Joaquim Barroca, antigo administrador do Grupo Lena, no interrogatório da Operação Marquês sobre a abertura, por parte de Carlos Santos Silva, de uma conta em seu nome na Suíça.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 06 set, 2018 aldeia 22:23
    Quem poderia ter uma conta na Suiça? Não seria um "Zé" qualquer,esta operação Marquês já cheira mal de tanta porcaria junta,e por este andar ....lento....,ninguém vai ser condenado nem preso.

Destaques V+