Tempo
|
A+ / A-

​Desconto nos passes de estudantes suspenso por falta de autorização do Governo

06 set, 2018 - 12:13

Associação do setor garante que há muitas queixas das famílias que querem usufruir do desconto.

A+ / A-

As operadoras de transportes públicos estão impedidas de vender os passes para estudantes com desconto.

A medida foi anunciada pelo Governo, para entrar em vigor no arranque do ano letivo 2018/2019. No entanto, a poucos dias das aulas começarem, falta a autorização das Finanças para que os descontos possam ser aplicados.

“Houve uma lei da Assembleia da República que foi aprovada e que criou um desconto para estudantes dos quatro aos 18 anos e o Governo, passados estes meses todos, ainda não aprovou legislação que põem em prática essa decisão”, diz à Renascença Cabaço Martins, da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP).

“Nós só podemos vender o preço com desconto quando o Governo autorizar”, reforça, garantindo que, apesar de faltar pouco para o início das aulas, o problema ainda pode ser resolvido: “basta aprovar e publicar em Diário da República. A partir daí podemos vender”.

Cabaço Martins garante que “existem muitas queixas das famílias e dos cidadãos, que sabem que existe a possibilidade de desconto, querem usufruir dele e não podem”.

Nestas declarações à Renascença, Cabaço Martins queixa-se ainda “que o Governo atrasa-se muito a pagar”.

“Temos dinheiro a receber ainda respeitante ao ano passado. O Governo atrasa-se porque tem também de aprovar essa transferência de dinheiro para os operadores, através também de uma resolução de Conselho de Ministros”, explica.

O dirigente associativo não precisa o valor exato em falta, mas garante que “são valores já consideráveis”.

“Essa também é uma guerra que nós temos, uma luta que nós temos que é sensibilizar o governo para pagar antecipadamente os descontos que determina”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+