Tempo
|
A+ / A-

"E-Toupeira". SAD do Benfica considera “absurda e injustificada” a acusação

04 set, 2018 - 21:01

O Ministério Público acusou dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e um seu colaborador de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática.

A+ / A-

Veja também:


A SAD do Benfica reitera a inexistência de factos que justifiquem a acusação do Ministério Público (MP) no caso "e-toupeira" e promete reagir para "desmontar" as "absurdas e injustificadas imputações".

"Mantemos a firmeza e clareza da nossa posição, anunciada logo que foi dado conhecimento público desta situação, quanto à inexistência de factos que justifiquem qualquer acusação no âmbito deste processo", refere um comunicado disponibilizado no sítio na Internet do clube e intitulado "Absurda e injustificada acusação".

No comunicado, a SAD encarnada começa por apontar "o insólito e lamentável facto de ser emitido um comunicado" da PGDL "a enunciar o termo da acusação, sem notificação e o conhecimento do conteúdo pelas partes envolvidas".

"Informamos que iremos reagir, logo que tenhamos conhecimento dos termos concretos da acusação, com total rigor e firmeza no sentido de desmontar as absurdas e injustificadas imputações do Ministério Público, o que será feito, estamos certos, ao longo deste processo", refere ainda.

Na nota, a SAD reafirma, "perante todos os milhões de sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica", a "total convicção de que no fim a lei prevalecerá e será provado que nenhum elemento da administração" da SAD "teve qualquer tipo de contacto ou conhecimento sobre os factos imputados neste processo".

"Factos que versam, afinal, sobre uma matéria sobre a qual, se alguém tem sido vítima, trata-se precisamente do Benfica. Vítima de violação sistemática do segredo de justiça e de arbitrariedade de decisões que merecem da nossa parte o mais forte repúdio e resposta compatível nas instâncias legais", acrescenta a nota, assinada pelo conselho de administração do Benfica.

O MP acusou dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e um seu colaborador de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática, no caso "e-toupeira".

Segundo informação da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o MP "requereu o julgamento em tribunal coletivo por factos apurados no âmbito do inquérito referente aos acessos ao sistema CITIUS", conhecido por "e-toupeira".

"A acusação foi deduzida contra quatro arguidos: dois funcionários judiciais (um deles observador de arbitragem), um colaborador de sociedade anónima desportiva e uma pessoa coletiva (sociedade anónima desportiva)", adianta a PGDL.

Este processo envolve o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, que foi constituído arguido.

Segundo a PGDL, em causa estão os crimes de corrupção passiva (e pena acessória de proibição do exercício de função), corrupção ativa e oferta ou recebimento indevido de vantagem (e na pena acessória relativa ao regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva)”.

Favorecimento pessoal, violação do segredo de justiça, violação de segredo por funcionário, peculato, acesso indevido, violação do dever de sigilo e falsidade informática são os outros crimes imputados aos acusados.

Segundo a mesma nota, "ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, pelo menos desde março de 2017, acederam a processos-crime pendentes no DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    05 set, 2018 Moura 17:22
    Em vez de andarem preocupados com o que se passa no clube, dirigentes, alguns sócios ( digo alguns porque tenho muitos amigos do Benfica que estão muito preocupados) e simpatizantes continuam a assobiar para o lado.
  • Cidadão
    05 set, 2018 Planeta INDIGNADO 10:10
    ABSURDA????? INJUSTIFICADA????? Provem lá isso !!! Andam a brincar commo estado Português como se estivessem numa churrascada no vosso quintal ?! Pelourinho com essa maralha
  • Juíz Vermelho
    05 set, 2018 Catedral da Luz 09:49
    O Clube não pode ser envolvido em situações menos claras. Toque a reunir para o Departamento Jurídico e sócios e simpatizantes do Glorioso: uns devem defender, desmontando estas acusações nos lugares próprios que são os Tribunais, outros nunca duvidando nem faltando com apoio ao Clube, e pelo caminho respondendo à letra a Andrades e Viscondes, que pelos casos que tinham e têm na Justiça, têm muito pouca moral para falar, embora o continuem a fazer.
  • Fernando Martins
    05 set, 2018 Porto 09:20
    Eu já à uns tempos que me sinto um pouco incomodado, com a falta de isenção da minha RR, quando é de desporto, e especialmente, do Benfica. Esta manhã, os noticiários abrem com a notícia sobre o caso E-Toupeira, eu escolhi à muitos anos a RR, como a melhor, tenho aliás, muitas e boas recordações, e até alguns casos que me marcaram. No que ao desporto diz respeito, a mágoa é muito grande, pois não há isenção e à casos gritantes, e passo a citar apenas dois: Quando se levantou a suspeita de que um clube viciar resultados, o Sr. Ribeiro Cristóvão veio logo a terreno, defender a justiça, e pedir pena pesada, e descida de divisão, mas um ou dois dias depois, veio a notícia a dizer que o Benfica fazia parte desse esquema, logo o mesmo Sr. apressou-se a dizer, que nada disso era verdade, eram o Porto e o Sporting a levantar esses boatos, para impedir o Benfica de ser penta, este que durante anos, deu a ideia de ser Sportinguista, distraiu-se, e deixou cair a máscara, enfim, esta falta de isenção, deixa muitos amargos de boca a muita gente, que tal como eu, defendem com unhas e dentes esta Estação Emissora. Eu hoje não consegui deixar em branco esta falta, que é muito grave, pois no fleche noticioso das 8,horas e trinta, nem uma palavra sobre o assunto E-Toupeira, mas falaram de outras notícias bem menos relevantes. É lamentável:

Destaques V+