Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recusa privatizações que ponham em causa o acesso à água

01 set, 2018 - 12:21 • Ecclesia

Na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2018, Francisco lembra o “imperativo urgente” de cuidar da água – algo “simples e útil sem nada de parecido para a vida no planeta”.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco volta a chamar a atenção para a água, “elemento tão simples e precioso”, de acesso “difícil para muitos, se não impossível”. O alerta consta da mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2018.

“Precisa-se urgentemente de projetos conjuntos e de ações concretas, tendo em conta que é inaceitável qualquer privatização do bem natural da água que seja contrária ao direito humano de poder ter acesso a ela”, escreveu o Papa.

Na mensagem publicada neste sábado, Francisco revela que sente “a necessidade de dar graças a Deus pela ‘irmã água’” devido ao “papel fundamental” na criação e no desenvolvimento humano.

“Simples e útil sem nada de parecido para a vida no planeta. Precisamente por esse motivo, cuidar de fontes e bacias hídricas é um imperativo urgente”, explica, sublinhando a necessidade de “um olhar que ultrapasse o imediato”.

No contexto da mensagem dedicada à proteção da água, o Papa Francisco alerta para a questão dos mares e dos oceanos e orienta os pensamentos para “as imensas extensões marinhas”, “em certo sentido, uma oportunidade para pensar em Deus”.

“Não podemos permitir que os mares e oceanos se preencham com extensões inertes de plástico flutuante”, sublinha.

Francisco destaca ainda que proteger esse “bem inestimável” representa hoje uma “responsabilidade imperiosa, um desafio real” e considera que, “infelizmente”, muitos esforços desaparecem devido à “falta de regulamentação e de controlos efetivos”, especialmente quanto à proteção das áreas marinhas para além das fronteiras nacionais.

No quarto Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa pede que se reze para que as águas “não sejam um sinal de separação entre os povos, mas de encontro”, que sejam protegidas as pessoas que “arriscam suas vidas” à procura de um futuro melhor.

Pede também orações pelos que se dedicam ao Apostolado do Mar, por quem ajuda a refletir sobre os problemas dos ecossistemas marítimos, e por aqueles que contribuem para o desenvolvimento e a aplicação de regulamentos internacionais sobre os mares que possam tutelar as pessoas.

“Peçamos ao Senhor e àqueles que realizam o alto serviço da política que as questões mais delicadas da nossa época, tais como as relacionadas com a migração, com a mudança climática, com o direito para todos de usufruírem dos bens primários, sejam encaradas com responsabilidade, com previsão olhando para o amanhã, com generosidade e com espírito de cooperação, especialmente entre os países que têm maior disponibilidade.”

Francisco explica que a água convida “a refletir sobre as origens”, uma vez que a maior parte do corpo humano é composto de água e muitas civilizações “surgiram nas proximidades de grandes cursos de água que marcaram sua identidade”.

Segundo o pontífice, “é sugestiva” a imagem utilizada no início do livro bíblico do Génesis onde refere que nas origens o espírito do Criador ‘pairava sobre as águas’.

Francisco lembra que para os cristãos “a água é um elemento essencial de purificação e de vida”, como o “sacramento do renascimento”, o Batismo, que as diferentes confissões o ponto de partida “real e indispensável” para viver uma fraternidade “cada vez mais autêntica no caminho da plena unidade”.

“Dar de beber, na aldeia global, não envolve apenas gestos pessoais de caridade, mas escolhas concretas e compromisso constante de garantir a todos o bem primário da água”, realçou, lembrando que Jesus “prometeu uma água capaz de saciar para sempre a sede do homem”.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, após a publicação da encíclica “Laudato si – Sobre o cuidado pela Casa Comum”, em junho desse ano.

O dia 1 de setembro foi escolhido para coincidir com a comemoração que já era feita pela Igreja Ortodoxa.

Em Portugal, a Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana publicou uma nota onde realça a necessidade de ações concretas em defesa da Terra e dos seus recursos e a rede “Cuidar da Casa Comum” vai promover ao longo deste mês iniciativas englobadas no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça Aguiar Pereira
    01 set, 2018 13:16
    SE HOUVESSE UNIÃO ENTRE TODOS SOBRE ESTE TEMA QUE É DE CAPITAL IMPORTÂNCIA O MUNDO SERIA MELHOR!

Destaques V+