Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. António Francisco dos Santos homenageado com estátua em Cinfães

29 ago, 2018 - 21:37 • Isabel Pacheco

A obra foi inaugurada na terra-natal do falecido bispo do Porto, Tendais. São 2,20 metros em bronze que “não chegam” para retratar a “grandeza do coração” de D. António, diz o autor, Hélder Carvalho.

A+ / A-

No dia em que completaria 70 anos, D. António Francisco dos Santos foi homenageado na sua aldeia natal, Tendais, no concelho de Cinfães.

A cerimónia reuniu amigos, autarcas e bispos um pouco de todo o país que inauguraram uma estátua evocativa do Bispo do Porto que faleceu em 2017.

São dois metros e vinte centímetros em bronze que “não chegam” para retratar a “grandeza do coração” de D. António Francisco dos Santos. A conclusão é de Hélder Carvalho, que assina a estátua de homenagem. Nela quis esculpir a “figura e a alma” do bispo do Porto.

“Há um leve sorriso a tentar fazer passar a sua bondade, ponderação e serenidade. O que se pretendeu é que as pessoas se aproximassem o mais possível de forma a poderem interagir podendo ver ao pormenor ou à distancia”, explica o artista.

O monumento evoca a vida e a missão de D. Francisco dos Santos e para o Prelado do Lamego, D. António Couto serve de “importante testemunho” para as próximas gerações sobre o bispo que soube “inaugurar uma nova proximidade”.

“Há em D. António Francisco uma proximidade nova que não se mede a metro, pela distancia, muito ou pouco entre as pessoas”. Não é essa a verdadeira proximidade. Não é estar encostadinho ao meu irmão ao lado, mas a responsabilidade pelo outro”, explicou D. António Couto durante a homilia da eucaristia de homenagem a D. António.

A mesma proximidade e “sensibilidade humana” com que D. António Francisco dos Santos “conquistou corações”, sublinha, por sua vez, o seu sucessor na diocese do Porto D. Manuel Linda.

A homenagem a D. António Francisco dos Santos em Tendais, sua terra natal, realizou-se no dia do seu 70º aniversário e reuniu amigos, autarcas e bispos da Igreja Católica. Entre o prelado estiveram os bispos de Braga, Porto, Aveiro, Lamego. Dioceses por onde D. António Francisco dos Santos deixou o seu testemunho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+