Tempo
|
A+ / A-

Há crianças a tentar suicidar-se em campo de refugiados na Grécia

28 ago, 2018 - 11:13

Médicos Sem Fronteiras denunciam falta de condições no campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos.

A+ / A-

Veja também:


Há crianças a tentar o suicídio no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos. O relato dramático é feito pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), que descrevem um cenário de violência, sobrelotação e falta de condições sanitárias que está a levar crianças a tentativas de suicídio.

"Temos crianças que tentam o suicídio. Crianças com menos de 10 anos que se tentam suicidar e não temos psicólogos nesta ilha. Por mais que tentemos levar estas crianças para Atenas isso não está a acontecer. Estas crianças continuam aqui", relata o coordenador dos MSF, Luca Fontanna, em declarações à BBC.

Segundo os Médicos Sem Fronteiras, o campo cheira a esgoto e há apenas uma casa de banho para cada 70 refugiados.

Alguns migrantes moram em rulotes, mas no meio delas há tendas e lonas onde moram aqueles que não conseguiram lugar num dos espaços oficiais.

O campo de Moria está a crescer para a zona rural circundante. Atualmente, alberga 8 mil pessoas, quando deveria abrigar apenas 2 mil.

O campo foi aberto em 2015 como ponto transitório para a passagem de refugiados, mas há alguns deles permanecem em Moria há anos. Desde então, segundo a União Europeia, chegaram por mar à Grécia mais de 71 mil refugiados.

Papa partilha histórias que ouviu em Lesbos
Papa partilha histórias que ouviu em Lesbos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+