Tempo
|
A+ / A-

Reitores avisam que precisam de mais dinheiro

24 ago, 2018 - 21:11

A posição é expressa num comunicado divulgado esta sexta-feira, na sequência de uma reunião extraordinária do CRUP.

A+ / A-

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) aceita um orçamento para 2019 igual ao deste ano, mas avisa que precisa de mais dinheiro, 3,8 milhões de euros só para fazer face ao descongelamento de carreiras.

A posição é expressa num comunicado hoje divulgado, na sequência de uma reunião extraordinária do CRUP realizada na quinta-feira, na qual foi analisada a proposta de orçamento para 2019 apresentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O governo propõe para as universidades "um 'plafond' base" igual ao dos últimos dois anos, e as universidades "mostram-se solidárias com o esforço nacional de consolidação das contas públicas".

Mas, dizem no comunicado, ao orçamento proposto pelo governo faltam os 3,8 milhões para "fazer face aos encargos resultantes do descongelamento das carreiras aprovado pela Assembleia da República, em conformidade com o cálculo das instituições".

Os reitores alertam ainda que a proposta de orçamento também não inclui verbas para suportar os encargos com a contratação de bolseiros não abrangidos pelos pagamentos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, nem para a regularização dos vínculos precários.

"O CRUP confia que o Governo honrará os compromissos assumidos com as universidades", conclui o comunicado dos reitores.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+