Tempo
|
A+ / A-

Huawei impedida de operar 5G na Austrália por razões de segurança nacional

23 ago, 2018 - 09:16

Governo de Camberra alega risco de interferência estrangeira e de “hackers”.

A+ / A-

A Huawei, gigante de telecomunicações chinesa, foi impedida de lançar a rede 5G na Austrália por razões de segurança nacional.

O Governo australiano disse esta quinta-feira que o envolvimento de uma empresa "provavelmente sujeita a instruções extrajudiciais de um Governo estrangeiro" representava um risco excessivo.

A Huawei tinha garantido que nunca entregaria dados de clientes australianos a agências de informação chinesas, mas o Governo de Camberra respondeu que nenhuma combinação de controlos de segurança mitigaria suficientemente o risco.

A lei chinesa exige que as organizações e cidadãos apoiem, ajudem e cooperam com o trabalho de inteligência o que, segundo vários analistas, podem tornar o equipamento da Huawei um canal de espionagem.

O braço australiano da Huawei, que nega veementemente que seja controlado por Pequim, disse no Twitter que a medida terá um “resultado extremamente dececionante para os consumidores”.

O Governo australiano segue, assim, o conselho das agência de segurança nacionais. A medida representa um endurecimento da posição da Austrália em relação ao seu maior parceiro comercial. As relações entre Camberra e Pequim tem vindo a azedar, após alegadas intromissões chinesas na política australiana.

A decisão aproxima também a Austrália dos Estados Unidos, que restringiram a Huawei e a compatriota ZTE no mercado americano por razões semelhantes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+