Tempo
|
A+ / A-

Denunciante de interferência russa condenada a 5 anos de prisão

23 ago, 2018 - 17:51

Reality Winner trabalhava na Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

A+ / A-

Reality Winner, uma colaboradora da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla inglesa), foi condenada a cinco anos e três meses de prisão por ter divulgado um documento secreto sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

Depois de se ter declarado culpada no passado mês de junho, Reality Winner, de 26 anos, conheceu agora a sentença proferida por um tribunal do estado da Georgia.

A antiga colaboradora da NSA colaborou com o Ministério Público para tentar reduzir a pena de prisão.

Reality Winner é a primeira pessoa a ser processada pela Administração Trump ao abrigo da lei da espionagem por ter tornado público um documento secreto.

De acordo com o Ministério Público, a consultora imprimiu um ficheiro classificado que demonstra como os serviços secretos militares russos piratearam, pelo menos, um fornecedor de software para as eleições e tentaram aceder a mais de uma centena de sistemas eleitorais locais nos dias que antecederam as eleições de novembro de 2016.

O documento esteve na base de um artigo publicado pelo site de notícias Intercept.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+